Press "Enter" to skip to content

Avião canadense detecta sons durante busca por submarino desaparecido

Última atualização 21/06/2023 | 11:16

Nesta terça-feira, 20, a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que um avião canadense detectou sons subaquáticos, durante as operações de buscas pelo submarino Titan. O submarino que está desaparecido com cinco pessoas submergiu em direção aos destroços do Titanic no Atlântico Norte.

Desde a informação do desaparecimento, os socorristas estão correndo contra o tempo para encontrar o submarino, pois a previsão é de que, nas melhores condições, o Titan pode ficar sem oxigênio na manhã desta quinta-feira, 22.

Há um conjunto internacional de navios e aviões, um robô subaquático e boias de sonar fazendo as buscas. Ainda nesta terça-feira, 20, sons de batidas foram detectadas de 30 em 30 minutos por dispositivos de sonar adicionais, localizados debaixo d’água.

A esperança é de que as boias de sonar detectem ruídos e sons emitidos pelos sistemas à bordo e da própria tripulação. Em contrapartida, nesta quarta-feira, 21, a Guarda Costeira dos EUA informou que a busca por ruídos subaquáticos produziu resultados negativos.

Desaparecido

O submarino Titan desapareceu no último domingo, 18, uma hora e 45 minutos depois de ter submergido no Oceano Atlântico. A embarcação parou de emitir sinal de funcionamento quando estava a cerca de 700 quilômetros ao sul da São João de Terra Nova, uma província do Canadá.