O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai resgatar os brasileiros que estavam na Ucrânia sairá de Brasília na próxima segunda-feira (7), às 15 horas. A aeronave levará 11,2 toneladas de cargas de ajuda humanitária e, no retorno, irá transportar os brasileiros que estiverem em Varsóvia, na Polônia.
O avião modelo KC-390, sediado na Base Aérea de Anápolis, terá capacidade para trazer até 80 pessoas. Ele será encaminhado para Brasília para facilitar o embarque de suprimentos.
A Aeronáutica preparou o plano de voo em direção à Polônia, por ser a principal rota de fuga dos brasileiros que estão na região de conflito. No caminho, serão realizadas paradas técnicas, em Recife, em Cabo Verde (África) e em Lisboa (Portugal). O retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (10).
Cerca de 100 brasileiros ainda estão no local, de acordo com estimativas do governo. A coordenação dos passageiros no trecho Varsóvia – Brasil está sob coordenação do Ministério de Relações Exteriores. Um segundo KC-390 permanecerá de prontidão, para necessidades futuras.