Avião da FAB com brasileiros deportados dos EUA chega a BH
A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, por volta das 21h deste sábado (25). Inicialmente planejado para a noite de sexta-feira (24), o desembarque dos 88 deportados teve um contratempo. O avião vindo dos EUA precisou fazer um pouso em Manaus após apresentar um problema técnico. A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, estava no terminal para receber os brasileiros.
A previsão inicial era de que os 88 deportados chegassem a Confins na sexta-feira (24), mas com o problema técnico, a aeronave precisou pousar em Manaus. Quatro pessoas que seguiriam para Rondônia e Roraima optaram por desembarcar na cidade. A expectativa inicial era que o governo norte-americano enviasse outra aeronave para transportar o grupo do Amazonas para Minas Gerais. No entanto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitou um voo da FAB para o transporte.
O avião da FAB decolou da Base Aérea de Brasília no início da tarde e pousou em Manaus às 14h45, horário local. A viagem com destino a Confins começou por volta das 16h50, horário do Amazonas. Esse é o primeiro voo vindo dos EUA com brasileiros deportados desde o início do governo de Donald Trump. Em 10 de janeiro, um voo com 100 pessoas a bordo já havia desembarcado em Confins durante a gestão do democrata Joe Biden.
A chegada quase semanal de brasileiros expulsos dos Estados Unidos começou em outubro de 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump, quando as políticas de imigração foram endurecidas. Naquele ano, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro permitiu a entrada de aviões fretados com deportados, algo que não ocorria desde 2006.
Após a posse para um novo mandato, Donald Trump anunciou medidas para restringir a entrada de imigrantes de qualquer origem. A nova gestão destacou a proteção das fronteiras e das comunidades americanas como prioridade. Dentre as ações elencadas estão a retomada da construção do muro na fronteira entre EUA e México e a deportação de imigrantes ilegais. Ações que representam uma mudança significativa na política de imigração dos Estados Unidos.