Avião da FAB com brasileiros e refugiados da Ucrânia chega ao Recife

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado até a Ucrânia para resgatar brasileiros, chegou em Recife às 6h42 desta quinta-feira (10). O KC-390 Millennium partiu da Polônia na quarta-feira (9) e, após a parada na capital pernambucana, segue para Brasília.

Além dessa aeronave, outra que também integra a Operação Repatriação, trouxe parte dos refugiados do país europeu. O avião Legacy posou na Base Aérea de Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.

De acordo com a FAB, foram resgatados 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. A Força Aérea também disse que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionadas pela nacionalidade. Vieram também oito cães e dois gatos.

Operação Repatriação

A Operação Repatriação é realizada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde.

Depois de deixarem a Polônia, o KC-390 e o Legacy fizeram escala em Lisboa e Cabo Verde. A segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transporta uma grávida e duas famílias com crianças de colo, de maneira confortável. A previsão é que a aeronave chegue na Base Aérea de Brasília ao meio-dia, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.

Além do resgate de brasileiros e transporte de ajuda humanitária a refugiados, a KC-390 também transportou a Ucrânia 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia de funcionamento autônomo – utilizado em locais sem recursos e em situação extremas, como guerras e conflitos.

Na carga foram 50 purificadores de água, 50 kits voltaicos de painel solar, 10 toneladas de alimentos desidratados e 5 kits de medicamentos para emergências médicas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp