Press "Enter" to skip to content

Avião da FAB com brasileiros e refugiados da Ucrânia chega ao Recife

Última atualização 10/03/2022 | 09:41

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado até a Ucrânia para resgatar brasileiros, chegou em Recife às 6h42 desta quinta-feira (10). O KC-390 Millennium partiu da Polônia na quarta-feira (9) e, após a parada na capital pernambucana, segue para Brasília.

Além dessa aeronave, outra que também integra a Operação Repatriação, trouxe parte dos refugiados do país europeu. O avião Legacy posou na Base Aérea de Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.

De acordo com a FAB, foram resgatados 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. A Força Aérea também disse que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionadas pela nacionalidade. Vieram também oito cães e dois gatos.

Operação Repatriação

A Operação Repatriação é realizada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde.

Depois de deixarem a Polônia, o KC-390 e o Legacy fizeram escala em Lisboa e Cabo Verde. A segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transporta uma grávida e duas famílias com crianças de colo, de maneira confortável. A previsão é que a aeronave chegue na Base Aérea de Brasília ao meio-dia, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.

Além do resgate de brasileiros e transporte de ajuda humanitária a refugiados, a KC-390 também transportou a Ucrânia 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia de funcionamento autônomo – utilizado em locais sem recursos e em situação extremas, como guerras e conflitos.

Na carga foram 50 purificadores de água, 50 kits voltaicos de painel solar, 10 toneladas de alimentos desidratados e 5 kits de medicamentos para emergências médicas.