Um grave acidente aéreo ocorrido no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, deixou pelo menos 177 pessoas mortas neste domingo, 29, no horário local. A aeronave, um Boeing 737-800 da companhia Jeju Air, transportava 181 pessoas – 175 passageiros e seis tripulantes – e fazia o trajeto de retorno de Bangkok, na Tailândia, quando saiu da pista durante o pouso, colidiu contra um muro e explodiu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros local, duas pessoas – ambas tripulantes – foram resgatadas com vida. Outras duas seguem desaparecidas. O acidente ocorreu por volta das 9h, no horário da Coreia do Sul (21h de sábado, no horário de Brasília).
Imagens do acidente mostram a aeronave deslizando em alta velocidade antes de atingir o muro e ser consumida por chamas. Autoridades apontam como possíveis causas do desastre um mau funcionamento do trem de pouso ou uma colisão com pássaros que teria forçado o pouso.
O incêndio resultante destruiu quase toda a estrutura do avião. O aeroporto de Muan permanece fechado para pousos e decolagens enquanto equipes trabalham no local. Mais de 700 agentes foram mobilizados para atuar nas operações de resgate, segundo informações do Ministério dos Transportes da Coreia do Sul.
Entre os passageiros, havia 173 cidadãos sul-coreanos e dois tailandeses. O presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, visitou o aeroporto e pediu prioridade máxima aos esforços de resgate.
As autoridades planejam iniciar as buscas pela caixa-preta da aeronave assim que o resgate das vítimas for finalizado.