Avibras realiza assembleia com credores em meio à crise: terceira tentativa de negociação crucial

avibras-realiza-assembleia-com-credores-em-meio-a-crise3A-terceira-tentativa-de-negociacao-crucial

Em meio à crise, Avibras retoma assembleia com credores nesta quinta-feira (10)

Após duas suspensões que ocorreram em março deste ano, a empresa bélica Avibras, sediada em Jacareí (SP) , realiza na tarde desta quinta-feira (10) a terceira tentativa de assembleia com os credores. A reunião está programada para acontecer às 12h.

A assembleia acontece após duas suspensões anteriores, sendo a mais recente em 18 de março, quando representantes da empresa afirmaram que a negociação para a venda a um investidor saudita poderia avançar nas semanas seguintes.

Na ocasião, o Sindicato dos Metalúrgicos, que participou da assembleia como representante dos funcionários da Avibras, apontou a falta de transparência por parte da empresa. Segundo o sindicato, a Avibras informou na época que o prazo para a concretização da negociação com a empresa saudita seria o fim de abril.

No ano passado, a Avibras anunciou negociações para venda para uma empresa australiana e posteriormente para uma empresa brasileira, porém ambas as tratativas fracassaram. A primeira assembleia realizada em março também foi suspensa, mas por falta de quórum mínimo para a realização.

Em janeiro deste ano, a Avibras informou que estava em novas negociações, desta vez com uma empresa da Arábia Saudita – a Black Storm Military Industries. Apesar disso, os detalhes das negociações não foram divulgados. O presidente do sindicato, Weller Gonçalves, declarou que não há confiança na empresa devido à falta de transparência e informações concretas sobre o futuro dos trabalhadores.

No final de fevereiro, a Justiça determinou a penhora das ações da Avibras em nome da empresa Rocket Bridge, de propriedade de João Brasil Carvalho Leite, diretor-presidente da Avibras. A medida foi tomada a pedido do “Fundo de Investimentos Brasil Crédito”, que cobra uma dívida de R$ 187 milhões de João Brasil. A Avibras, controlada pela Rocket Bridge, informou que recorrerá da decisão.

Em dezembro do ano passado, o investidor brasileiro que negociava a compra da Avibras desistiu do negócio devido ao não cumprimento das condições estabelecidas para o fechamento do negócio. Antes da desistência, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos definiu que os trabalhadores só votariam na proposta apresentada pelos investidores após a conclusão da compra.

A Avibras Aeroespacial, fundada em 1961 por engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos, é a maior indústria bélica do país. Com foco no desenvolvimento de tecnologia para as áreas de Defesa e Civil, a Avibras tem sede em Jacareí, SP, e é reconhecida internacionalmente por suas contribuições para o setor aeroespacial. A empresa está em processo de recuperação judicial desde 2022, acumulando uma dívida de mais de R$ 320 milhões. Com cerca de 919 funcionários e greve desde setembro de 2022, a Avibras enfrenta desafios em meio à crise, buscando alternativas para garantir sua continuidade no mercado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp