Avicii: Documentário da Netflix explora a trajetória e a morte do DJ sueco

Seis anos após a morte do DJ e produtor sueco Avicii, aos 28 anos, sua história ganha destaque em um novo documentário disponível na Netflix. Intitulado Avicii — Eu Sou Tim, o filme retrata a vida do artista, também conhecido como Tim Bergling.

A narrativa do documentário é contada por meio de imagens de arquivo, com Bergling, em suas próprias palavras, conduzindo a história. “Antes de Avicii, existia Tim”, descreve a plataforma sobre o projeto. “Através de suas palavras, acompanhe a jornada de um prodígio musical que se tornou um dos maiores ícones de sua geração.”

O diretor Henrik Burman explicou à Billboard o motivo de ter optado por utilizar as palavras do próprio Bergling para contar sua história. “Quando decidi que ele seria o narrador, pensei que talvez essa fosse a maneira de me aproximar dele. Talvez assim eu pudesse realmente conhecê-lo”, revelou Burman.

Com experiência como jornalista musical e músico na Suécia, Burman teve a permissão da família de Bergling para produzir o documentário. Ele contou ainda com um rico acervo de entrevistas realizadas com o artista ao longo de sua carreira. “Tim falava sobre a necessidade de tocar em assuntos como álcool e os momentos difíceis da sua vida. Fui atrás dessas pistas — passei horas e horas ouvindo Tim, tentando compreender quem ele era como pessoa e o que representava como Avicii”, completou.

Avicii faleceu por suicídio durante férias em Mascate, Omã. O documentário aborda suas dificuldades com saúde mental e vícios, incluindo trechos de seus diários, onde o artista nascido em Estocolmo relatou sua busca por ajuda. “Os dias no hospital foram os mais livres de ansiedade e estresse que me lembro dos últimos seis anos. Foram minhas verdadeiras férias, por mais triste que isso pareça”, escreveu ele.

Em 2019, foi lançado Tim, álbum póstumo de Avicii.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Globo de Ouro 2025: Conheça os indicados

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro 2025, marcada para este domingo, 5 de janeiro, contará com importantes nomes do cinema e da televisão. O filme Ainda Estou Aqui e a atriz Fernanda Torres estão entre os indicados, com destaque para as categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama. A produção de Walter Salles, que concorre também com outros filmes de peso, marcará presença em uma noite de grandes premiações.

O evento será transmitido no Brasil pelo canal TNT e pela plataforma Max, a partir das 22h. Na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Ainda Estou Aqui enfrentará o filme Emilia Pérez, grande favorito com 10 indicações. A produção, estrelada por Selena Gomez e Zoë Saldaña, também será uma das representantes da França no Oscar de 2025.

Na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, Fernanda Torres concorrerá com algumas das maiores estrelas de Hollywood, incluindo Angelina Jolie, Nicole Kidman e Tilda Swinton. Este ano, a premiação terá como apresentadora a comediante e atriz Nikki Glaser, além de uma homenagem a Viola Davis, já confirmada.

A seguir, veja a lista completa de indicados:

Cinema

  • Melhor Filme de Drama: O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Dune: Parte 2, Nickel Boys, Setembro 5
  • Melhor Filme de Comédia ou Musical: Anora, Rivais, Emilia Pérez, A Verdadeira Dor, A Substância, Wicked
  • Melhor Direção: Jacques Audiard (Emilia Pérez), Sean Baker (Anora), Edward Berger (Conclave), Brady Corbet (O Brutalista), Coralie Fargeat (A Substância), Payal Kapadia (Tudo Que Imaginamos Como Luz)
  • Melhor Ator em Filme de Drama: Adrien Brody (O Brutalista), Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido), Daniel Craig (Queer), Colman Domingo (Sing Sing), Ralph Fiennes (Conclave), Sebastian Stan (O Aprendiz)
  • Melhor Atriz em Filme de Drama: Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado), Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), Kate Winslet (Lee)

Televisão/Streaming

  • Melhor Série de Drama: O Dia do Chacal, A Diplomata, Sr. e Sra. Smith, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, Slow Horses, Round 6
  • Melhor Ator de Drama em Série de TV: Donald Glover (Sr. e Sra. Smith), Jake Gyllenhaal (Acima de Qualquer Suspeita), Gary Oldman (Slow Horses), Eddie Redmayne (O Dia Do Chacal), Hiroyuki Sanada (Xógum), Billy Bob Thornton (Landman)
  • Melhor Série de Comédia: Abbott Elementary, O Urso, Magnatas do Crime, Hacks, Ninguém Quer, Only Murders in the Building
  • Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical: Adam Brody (Ninguém Quer), Ted Danson (Um Espião Infiltrado), Steve Martin (Only Murders in the Building), Jason Segel (Falando a Real), Martin Short (Only Murders in the Building), Jeremy Allen White (O Urso)

Melhor Filme para TV ou Série Limitada

  • Monstros, Bebê Rena, Difamação, Pinguim, True Detective: Terra Noturna, Ripley
  • Melhor Ator de Filme para TV ou Série Limitada: Colin Farrell (Pinguim), Richard Gadd (Bebê Rena), Kevin Kline (Disclaimer), Cooper Koch (Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais), Ewan McGregor (Um Cavalheiro Em Moscou), Andrew Scott (Ripley)

E muito mais! A lista completa inclui outros filmes e séries com diversos indicados, abrangendo todas as categorias que fazem do Globo de Ouro um dos maiores prêmios da indústria do entretenimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp