A companhia aérea Azul anunciou o fim de suas operações em 14 cidades do país, incluindo Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Segundo a empresa, a decisão faz parte de uma “reavaliação de operações”, com ajustes baseados na oferta e demanda de passageiros. O encerramento ocorre durante o processo de Chapter 11, nos Estados Unidos, semelhante à recuperação judicial no Brasil.
Os voos foram descontinuados de forma gradual, entre janeiro e março deste ano. Parte dessas rotas era atendida pela Azul Conecta, subsidiária que utiliza aeronaves monomotor com capacidade para até nove passageiros.
Em comunicado, a Azul afirmou que a medida está ligada à “adequação da malha” e à otimização das rotas, citando fatores como o aumento dos custos operacionais, a alta do câmbio e a limitação da frota em meio à reestruturação.
A companhia também informou que um documento divulgado no fim de semana prevê a redução de mais de 35% da frota futura, o que resultará em menos mercados atendidos e em uma malha mais simplificada, permitindo foco no negócio principal.
Cidades onde a Azul encerrou operações
-
Ceará: Crateús, São Benedito, Sobral, Iguatú
-
Rio de Janeiro: Campos dos Goytacazes
-
Santa Catarina: Correia Pinto, Jaguaruna
-
Rio Grande do Norte: Mossoró
-
Piauí: São Raimundo Nonato, Parnaíba
-
Goiás: Rio Verde
-
Maranhão: Barreirinha
-
Mato Grosso do Sul: Três Lagoas
-
Paraná: Ponta Grossa