Azuriz: elenco, reforços e meta no Paranaense 2025 – Novidades e ambição para a temporada

Como chega o Azuriz para o Campeonato Paranaense 2025: time-base, reforços e objetivo

De disputará pelo quinto ano consecutivo a elite do futebol estadual e quer voar mais alto

De está de volta e cheio de novidades para 2025
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13233480.jpg]

De está de volta e cheio de novidades para 2025

O Azuriz [https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/azuriz/] busca a consolidação entre os principais times do futebol estadual. Com foco em estrutura e categorias de base, a Gralha disputará em 2025 seu quinto ano consecutivo na elite do Campeonato Paranaense e quer voar mais alto. Ou seja, fincar a bandeira de Pato Branco nas competições nacionais.

+ Tabela do Campeonato Paranaense
[https://ge.globo.com/pr/futebol/campeonato-paranaense/]
+ Veja os treinadores do Paranaense 2024
[https://ge.globo.com/pr/futebol/times/coritiba/noticia/2025/01/10/como-chega-o-coritiba-para-o-paranaense-2025-time-base-reforcos-e-objetivo.ghtml]

Após terminar em sexto lugar no estadual do ano passado, o Azuriz garantiu vaga na Série D deste ano, mas não na Copa do Brasil. Para a edição de 2025 do Paranaense, o objetivo é novamente conquistar um calendário nacional, principalmente estar na disputa de mata-mata que é vista pelos clubes como uma importante fonte de renda e visibilidade.

> A estreia do Azuriz no Paranaense será no sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Rio Branco, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá.

1 de 3 Elenco do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

Elenco do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

TIME-BASE

O Azuriz manteve a base do elenco da temporada passada, como o lateral Williams Bahia, o volante Xavier e o atacante Wellisson. Além disso, a Gralha se reforçou com o goleiro Yuri Sena, do Vitória, e o volante Jean Cléber, ex-Avaí.

O comando técnico será de Emerson Cris, ex-zagueiro que como treinador tem passagens por times de Santa Catarina.

> Time-base do Azuriz: Yuri Sena; Williams Bahia, Gabriel Fornari, Lucas Adell e Matheus Marques; Jean Cléber, Xavier e Edinho; Wellison, Marco Bustillo e Matheus Guimarães.

2 de 3 Preparação do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

Preparação do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

TÉCNICO

Emerson Cris tem 46 anos e iniciou como técnico na Chapecoense, primeiro na base, depois como auxiliar permanente e técnico interino. Entre 2020 e 2022 passou por Concórdia e Próspera, ambos de Santa Catarina, e em seguida voltou à Chape. Neste ano, o treinador comandou o Galo Maringá e depois o Concórdia.

Antes, Emerson Cris foi jogador, atuando como meia. Ele começou no Paraná Clube, onde ficou até 2003, e soma passagens por Sport e Chapecoense, entre outros.

3 de 3 Emerson Cris, treinador do Azuriz — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

Emerson Cris, treinador do Azuriz — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

HISTÓRICO

Fundado em 2017, o Azuriz vai disputar a primeira divisão do Paranaense pela terceira vez em sua curta história. O clube jogou a Terceirona em 2019 e ficou em quarto, mas conseguiu o acesso após a desistência de dois times que jogariam a Segunda Divisão. No ano seguinte, foi campeão da Divisão de Acesso.

Em 2021, ano da sua estreia na elite, a equipe avançou para o mata-mata e caiu nas quartas de final para o Operário – o clube terminou em quinto e conseguiu vaga na Série D e Copa do Brasil. A campanha foi a mesma em 2024.

De Paranaense 2025 repetirá a fórmula dos últimos cinco anos, com turno único na primeira fase e mata-mata até a decisão da competição, com a finalíssima marcada para o dia 26 de março. A competição teve as datas antecipadas por conta das mudanças no calendário do futebol brasileiro.

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr [https://ge.globo.com/pr/]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Transfer Ban da Fifa: Clube mineiro é punido por dívida na negociação de meia com passagens por Cruzeiro e Ponte Preta

A dívida do DE com um clube português por uma negociação de um meia com passagens por Cruzeiro e Ponte Preta foi responsável pela aplicação do transfer ban pela Fifa ao Alvinegro, estreante na Série B do Campeonato Brasileiro e integrante da elite do Campeonato Mineiro desde 2021. Com isso, o time está impedido de inscrever novos jogadores.

O meia Wallisson, que está de volta ao clube de São João del Rei em 2025, foi vendido pelo Moreirense, equipe que ocupa a oitava posição no Campeonato Português, ao Alvinegro no início de 2024 e fez parte da campanha do DE na conquista do Troféu Inconfidência do ano passado.

Como o pagamento não foi efetuado, a Fifa aplicou o transfer ban ao time mineiro no dia 7 de janeiro. Com isso, o Alvinegro está impedido de inscrever atletas até que a pendência financeira seja solucionada. Os valores não foram oficializados pelo DE, mas o ge apurou que o débito gira em torno de R$ 4 milhões.

O ge pediu posicionamento ao Moreirense, mas ainda não recebeu retorno. A matéria será atualizada se o clube enviar resposta.

A reportagem entrou em contato com o DE para atualizar a situação. De acordo com a comunicação do time mineiro, a nota publicada no dia 7 de janeiro segue valendo. Nela a SAF de São João del Rei alega que o pagamento não foi efetuado em razão de uma “questão sistêmica”. O clube afirmou ainda que havia solicitado os dados necessários para fazer o pagamento ainda no dia 7 de janeiro, terça-feira, para regularizar a situação.

Ex-Democrata GV e Volta Redonda, Wallisson foi vendido pelo Cruzeiro ao Moreirense em 2023. Posteriormente, o atleta foi negociado com o DE em janeiro de 2024. No meio do ano passado, o Esquadrão emprestou o jogador ao América-MG. Com o fim do contrato, o atleta retornou ao DE para a disputa das competições de 2025.

O DE Club SAF informa que, em decorrência de uma questão sistêmica no pagamento de uma negociação, o clube foi inserido no sistema de transferências da FIFA. Esclarecemos que, até o momento, não recebemos qualquer notificação formal por parte da FIFA ou da CBF sobre o caso, que ainda se encontra em estágio inicial. O DE já solicitou os dados necessários para a regularização do pagamento, que será processado ainda hoje. Reforçamos que o ocorrido não terá qualquer impacto no registro de novas contratações para o Campeonato Mineiro, e seguimos com nosso planejamento inalterado. O DE mantém seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normativas do futebol nacional e internacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp