Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

O título do Botafogo na Libertadores, conquistado no último sábado, 30, abriu uma vaga “extra” à próxima edição do torneio continental via Campeonato Brasileiro. Originalmente, os seis primeiros colocados da Série A se classificam à maior competição do futebol sul-americano, além do campeão da Copa do Brasil – que foi o Flamengo. Contudo, como tanto o Glorioso (líder) como o Rubro-Negro (quinto) ocupam postos nesse G-6, eles “cedem” lugares aos times que estão imediatamente abaixo na tabela. O que, no momento, vai beneficiando diretamente Bahia e Corinthians.

Em sétimo lugar, os baianos não venciam há sete jogos, com cinco derrotas na sequência. No sábado, o Esquadrão de Aço deu fim ao jejum com o triunfo por 2 a 1, contra o rebaixado Cuiabá, pela 36ª e antepenúltima rodada. O Dourado abriu o placar com Eliel aos 15 minutos, mas aos 36, Ademir deixou tudo igual. Na etapa final, aos 38 minutos, o também atacante Lucho Rodríguez decretou a virada tricolor na Arena Pantanal.

Com os mesmos 50 pontos do Corinthians, o Bahia fica à frente por ter um triunfo a mais (14 a 13). O Timão, porém, vive grande momento no Brasileirão. A vitória por 4 a 2 para cima do Criciúma, fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse, na noite de sábado, foi a sétima consecutiva do Alvinegro pela competição.

Os catarinenses foram para o intervalo vencendo por 2 a 0, com dois gols do congolês Yannick Bolasie, aos 29 e 37 minutos. O cenário do confronto mudou radicalmente no segundo tempo. Aos 16, o meia Rodrigo Garro descontou. Três minutos depois, o lateral Matheus Bidu igualou. Aos 37, Yuri Alberto colocou o Corinthians à frente. E aos 48, nos acréscimos, o atacante alvinegro voltou a balançar as redes, chegando a 13 gols no Brasileirão e assumindo a liderança da artilharia, de forma isolada.

O Criciúma, por sua vez, abre a zona de rebaixamento (o Z-4) com 38 pontos, na 17ª posição, a um ponto do Fluminense e a três do Athletico-PR, que jogam neste domingo, 1º, às 18h30 (horário de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba. Mais cedo, às 16h, o Grêmio recebe o São Paulo em Porto Alegre e também pode se distanciar do Tigre catarinense. O Tricolor gaúcho soma 41 pontos.

As vitórias de Bahia e Corinthians pressionam o Cruzeiro, que caiu para nono lugar, com 48 pontos, mas uma partida a menos que os rivais. A Raposa ainda joga neste domingo, contra o Red Bull Bragantino, às 18h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). O time mineiro, porém, vive momento instável na temporada, tendo ganhado apenas um dos últimos dez compromissos pelo Brasileirão.

Baianos e paulistas, aliás, têm confronto direto já na próxima rodada, o que pode selar a classificação de um ou de outro à Libertadores de 2025. As equipes se enfrentam terça-feira, 3, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Fora (ou quase) de combate

Os resultados também reduziram significativamente as chances de Vasco e Vitória alcançarem a Libertadores, apesar da vaga “extra” aberta pelo Botafogo. O Leão vai a campo neste domingo, às 18h30, contra o Fortaleza, no Barradão, em Salvador. Em 12º lugar, com 42 pontos, o Rubro-Negro pode chegar a no máximo 51 pontos no Brasileirão. Ou seja: teria que torcer para Bahia, Corinthians e Cruzeiro não pontuarem mais.

O Cruzmaltino, por sua vez, praticamente se despediu das chances de classificação a principal competição sul-americana ao empatar por 2 a 2 com o Atlético-GO, último colocado e já rebaixado, no sábado à noite, em São Januário, no Rio de Janeiro. Com 44 pontos, os cariocas podem atingir os mesmos 50 pontos de baianos e corintianos, mas precisaria de tropeços dos rivais para manter o sonho vivo.

O Dragão chegou a fazer 2 a 0 na casa vascaína, com Luiz Fernando balançando as redes aos 20 minutos do primeiro tempo e aos 10 do segundo. Aos 29, Max Dominguez diminuiu para o Gigante da Colina. Nos acréscimos, o também meia Alex Teixeira empatou e reavivou, por alguns instantes, a esperança do torcedor do Vasco, mas a virada não saiu.

Quem está sem chances de ir à Libertadores, por ironia, é justamente o time que perdeu a decisão continental no sábado. O Atlético-MG, que foi a campo pela 36ª rodada na última terça-feira, 26, quando perdeu do Juventude por 3 a 2 no Independência, em Belo Horizonte, até pode igualar os 50 pontos de Bahia o Corinthians. Contudo, como ainda teria menos vitórias que os rivais (12, no máximo), não conseguiria ultrapassá-los na tabela. O Galo dependia de tropeços do Esquadrão e do Timão para se manter vivo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vinícius Júnior brilha no Real Madrid: Troféus, viagem aos EUA e retorno aos gramados em 2025

Vinícius Júnior, conhecido como Vini Jr., recentemente compartilhou em suas redes sociais um momento especial de sua carreira. O craque brasileiro do Real Madrid postou uma foto com os troféus individuais que conquistou em 2024, incluindo o prêmio de melhor jogador da final da Copa Intercontinental e o Fifa The Best de melhor jogador da temporada 2024/25. Além disso, ele também foi eleito para o Fifa The Best Men’s 11, por estar na seleção da temporada.

Durante a pausa de fim de ano no futebol espanhol, Vini Jr. aproveitou para viajar aos Estados Unidos e compartilhar com os fãs essas conquistas. Em uma postagem desejando “Feliz Natal”, o jogador mostrou fotos de sua passagem pelo país, incluindo um registro especial ao lado de cinco taças. Aproveitando a folga, o atacante do Real Madrid descansou após a suspensão do último jogo de 2024, no qual a equipe venceu o Sevilla por 4 a 2.

Com 14 gols na primeira metade da temporada, Vinícius Júnior encerrou o ano de 2024 com cinco títulos conquistados: Supercopa da Espanha, Campeonato Espanhol e Champions League na temporada 2023/24, além da Supercopa da UEFA e Copa Intercontinental na atual temporada. Atualmente, o Real Madrid ocupa a segunda posição no Campeonato Espanhol, um ponto atrás do Atlético de Madrid.

O retorno aos gramados está marcado para o dia 3 de janeiro, quando o Real enfrentará o Valencia fora de casa. Com uma trajetória de sucesso no clube espanhol, Vini Jr. se destaca como um dos melhores jogadores do mundo, consolidando seu espaço no cenário internacional. Sua habilidade e determinação fizeram com que ele conquistasse importantes troféus individuais e contribuísse para os triunfos do Real Madrid em diversas competições.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp