Jogadores do Bahia são decisivos para o Brasil na conquista do Sul-Americano Sub-17
Jampa defende pênalti, Dell faz gol do título, e Ruan Pablo termina competição com mais participações para gols pela Seleção
É campeão! Brasil levanta a taça do Sul-Americano Sub-17; veja [https://s03.video.glbimg.com/x240/13513530.jpg]
O Brasil bateu a Colômbia nos pênaltis [https://ge.globo.com/futebol/sul-americano-sub-17/jogo/12-04-2025/colombia-juvenil-brasil-juvenil.ghtml], na noite do último sábado, e sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-17 [https://ge.globo.com/futebol/sul-americano-sub-17/] pela 14ª vez. O grande destaque individual na campanha canarinho foi o atacante Ruan Pablo, joia do Bahia [https://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/bahia/] que terminou a competição como líder de participações para gols do time.
Ruan Pablo fez três gols e deu duas assistências na competição. O atacante só não participou de bolas nas redes na vitória sobre a Venezuela, pela quarta rodada do grupo B da fase inicial, e na final contra os colombianos, mas converteu um dos pênaltis para garantir o 4 a 1 na decisão.
Na disputa com outros atletas pelo topo do ranking de participações para gols, Ruan Pablo enfrentou a concorrência de Thomas de Martins, da Argentina, que terminou com seis bolas nas redes, e Santiago Londoño, da Colômbia, que balançou as redes cinco vezes.
Na seleção brasileira, o atacante foi titular em todas as partidas e contou com o apoio de dois tricolores na delegação, uma vez que o goleiro titular Arthur Jampa e o atacante reserva Dell também vestem a camisa do Bahia.
Na final, todos os três jogadores do Tricolor foram decisivos. Assim como Ruan Pablo, Dell bateu uma das penalidades com sucesso (a última que confirmou o título). Além disso, o goleiro Arthur Jampa defendeu uma das cobranças dos colombianos.
Ruan é tratado como uma das joias das categorias de base do Bahia. Em julho do ano passado, ele assinou o primeiro contrato profissional com multa de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão). O atacante chegou ao Tricolor em 2019 e, desde então, tem pulado etapas no clube. Ele foi promovido ao time sub-20 em 2024, ainda com 15 anos, e se firmou na equipe titular.