Bahia tem primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

bahia-tem-primeiro-caso-suspeito-de-intoxicacao-por-metanol

Bahia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Paciente é um homem de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento
(UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, e morreu na madrugada desta
sexta-feira (3).

Bahia registra primeiro caso de suspeito de intoxicação por metanol — Foto:
Reprodução/ TV Globo

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana
anunciaram na manhã desta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.

Segundo informações da Sesab, o paciente é um homem de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, e morreu na madrugada desta sexta-feira (3).

A produção da TV Bahia apurou que o nome dele é Marcos Evandro Santana da Costa. A secretaria afirmou que amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, para confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.

Na quinta-feira (2), a Sesab emitiu orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.

A secretaria informou que o caso será acompanhado pelas equipes de vigilância estaduais e municipais, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação.

As secretarias reforçaram que mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.

Até quinta-feira (2), havia 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol no Brasil. Desse número, 11 já têm a detecção laboratorial da presença do metanol. Os casos investigados ocorreram nos estados de São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e agora Bahia.

Reportagem em atualização

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp