Press "Enter" to skip to content

Bairro que já foi cidade, Campinas completa 213 anos

Última atualização 08/07/2023 | 09:43

O bairro mais antigo do que a própria capital Goiânia completa, neste sábado, 8, mais um ano de existência. São 213 anos, com comércio movimentado e muita história para contar. O bairro que já foi uma cidade independente de Goiânia nasceu em 1810, quando um grupo liderado por por Joaquim Gomes da Silva Gerais buscava minas de ouro recém descobertas na região.

Percebendo a terra vasta e cheia de água, Joaquim Gomes resolveu construir sua fazenda no que hoje é chamada de Campinhinha. Décadas mais tarde, com a vinda dos padres redentoristas em direção à Trindade, em 1894, a cidade teve um outro rumo na sua história. Foram os padres redentoristas que trouxeram novidades para o então pequeno vilarejo, como a motocicleta, a primeira linha telefônica e primeira serraria.

A emancipação política do vilarejo veio em 1914, mas durou pouco tempo, pois em 1933 a cidade serviu de apoio durante a construção de Goiânia. Depois da transferência definitiva para nova capital goiana, Campinas foi transformada em bairro, em 1935.

O crescimento comercial do bairro aconteceu na década de 1970, quando Brasília já estava construída e Goiânia teve um crescimento populacional. Empresas se instalaram na região, transformando a famosa Avenida 24 de outubro em uma área nobre para o comércio.

Atualmente, Campinas tem de tudo e poderia viver de forma autônoma com hotéis, praças, escolas tradicionais, igrejas históricas, bibliotecas, parques, cemitério, centro cultural, estádio, camelódromo, mercado municipal e um comércio com toda sorte de variedade que se possa imaginar.