Mais de 5,8 mil pessoas com TEA garantem documento de identificação na Baixada Santista, SP; entenda
Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) foram lançadas pelo governo de São Paulo em 2023. O Governo de São Paulo emitiu 5,8 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) na Baixada Santista desde 2023, ano em que foram lançadas. O documento tem como objetivo identificar pessoas diagnosticadas para facilitar o atendimento em serviços públicos e privados em todo o território estadual.
Lançada como parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), e ativo desde abril de 2023, a CipTEA possui a média de aproximadamente 280 documentos emitidos mensalmente na região. Segundo a administração estadual, os números mostram um avanço expressivo na inclusão e no acesso aos direitos assegurados às pessoas com o espectro.
A iniciativa alcançou mais de 84 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o território estadual, chegando a uma média de 4 mil emissões mensais. Ainda segundo o governo do estado, mais de 47 mil selos de identificação de veículos para pessoas com TEA foram emitidos desde abril deste ano. O documento busca proporcionar mais segurança e acessibilidade no trânsito.
É necessário o laudo médico que comprove o diagnóstico do TEA e os documentos pessoais do responsável e do beneficiário. A emissão da CipTEA pode ser feita digitalmente, por meio do site, [http://ciptea.sp.gov.br] ou pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR. Também pode ser feita presencialmente em qualquer unidade do Poupatempo.