Press "Enter" to skip to content

Baixo estoque de sangue acende alerta vermelho no Hospital das Clínicas

Última atualização 20/10/2022 | 16:26

O estoque de bolsas de sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) está em nível crítico. A unidade de saúde pede a colaboração da população para aumentar a oferta e ajudar a salvar vidas. A quantidade padrão armazenada do fluido pode ser usada em até quatro pacientes.

De acordo com a responsável técnica do Banco de Sangue, Luciana Cardoso Marinho, as reservas de sangue têm sofrido redução significativa desde o auge da pandemia até o momento, principalmente do sangue do tipo O positivo (doador universal).

“O HC-UFG necessita diariamente de doação, devido às atividades que realiza: transfusões, cirurgias em que o sangue é o insumo essencial para a realização dos atendimentos aos pacientes!”

 As tipagens RH negativo são as mais necessárias e com o aumento da procura por atendimentos e cirurgias, aumenta a demanda por sangue para os diversos procedimentos realizados no dia a dia do hospital que atende à rede so Sistema Único de Saúde (SUS).

O caráter voluntário da captação do sangue impede que o banco do HC exija doação para reposição de bolsas utilizadas pelos pacientes. Para ajudar,, basta comparecer ao Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.O telefone para contato é (62) 3269-8326 ou via WhatsApp (62) 9108-5774,

Na doação, o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem garantido aquele dia como folga comprovado pelo atestado à empresa. Aos servidores públicos, além dessa vantagem, as leis que os regem também garantem outros benefícios. Para os concurseiros, o ato ainda pode gerar isenção de taxa de inscrição e servir como critério de desempate.

Confira os requisitos para se tornar doador de sangue:

  • Pessoas entre 16 e 69 anos com mais de 50 kg 
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
  • Estar com bom estado de saúde
  • Estar alimentado, mas alimentos gordurosos devem ser evitados nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso a doação ocorra após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Homens podem doar até quatro vezes por ano; as mulheres, até três.
  • Ter intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra de dois meses para os homens, e de três meses para as mulheres