Balada Responsável registra queda no número de condutores embriagados

O número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em Goiás apresentou uma leve queda de janeiro a agosto deste ano, se comparado a igual período de 2022. Nos oito primeiros meses de 2023, foram 7.945 motoristas autuados. Já no ano passado, foram 8.689. Uma queda de 8,5%.

Até agosto deste ano, 5.338 condutores foram autuados em operações de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro – artigo 165A do Código de Trânsito Brasileiro. Outros 2.607 foram autuados após o teste do etilômetro – artigo 165 do CTB. Em 2022, foram 5.941 (art.165A) e 2.748 (art. 165). Os dados contemplam as autuações realizadas pelos órgãos de trânsito em Goiás.

Embora a queda ainda seja tímida, ela é vista com bons olhos. “Vemos como um reflexo das ações de educação e da maior presença da fiscalização nas ruas. Quando o cidadão sabe que sua conduta está incorreta e que se insistir será punido, ele pensa duas vezes”, pontua o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

O condutor autuado nos artigos 165 ou 165A tem o veículo retido, é multado e perde o direito de dirigir por 12 meses. A multa é de R$ 2.934,70. Após cumprir o período de suspensão, o condutor tem que fazer um curso de reciclagem para obter novamente a Carteira Nacional de Habilitação.

EFEITO DO ÁLCOOL

O álcool diminui os reflexos e aumenta a propensão do condutor de correr riscos. Isso eleva a probabilidade da ocorrência de sinistros automobilísticos.  A combinação de álcool e direção faz mais de 10 mil vítimas por ano, segundo levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), baseado em dados do Ministério da Saúde.

BALADA RESPONSÁVEL

O cumprimento da Lei Seca recebe atenção especial do Detran-GO, que realiza ações diárias de educação e fiscalização, por meio do Programa Balada Responsável.

De setembro de 2022 ao início deste mês, foram realizadas 717 operações fiscalizatórias pelo Detran-GO, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que resultaram na retirada das ruas de 4.369 motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool.

“Quando a Balada Responsável flagra um condutor embriagado, ela está oferecendo mais segurança para todos os outros usuários das vias. O motorista embriagado pode se envolver em um acidente com um pai de família que está voltando do trabalho, com um jovem que está voltando da faculdade, por exemplo”, ressalta Delegado Waldir.

A intenção é intensificar a fiscalização com maior eficiência no combate à combinação de álcool e direção. O Detran-GO está em negociação com a Polícia Civil para que haja a participação direta na Balada Responsável, visando aumentar os pontos e a efetividade do programa.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Além das ações diárias de educação e fiscalização, o Detran-GO lançou, durante esta Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, uma campanha com videocase  discutindo a problemática da combinação de álcool e direção. O videocase “Álcool e direção: quem paga a conta” mostra que a consequência da combinação é desastrosa.

“A ideia é provocar na sociedade a reflexão sobre os riscos que se corre desnecessariamente. A pessoa pode beber, se divertir, mas, ao mesmo tempo, agir com responsabilidade. Vá de táxi, use um transporte de aplicativo, pegue carona com os amigos”, enfatiza Delegado Waldir.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos