Press "Enter" to skip to content

Balada Responsável registra queda no número de condutores embriagados

Última atualização 21/09/2023 | 17:36

O número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em Goiás apresentou uma leve queda de janeiro a agosto deste ano, se comparado a igual período de 2022. Nos oito primeiros meses de 2023, foram 7.945 motoristas autuados. Já no ano passado, foram 8.689. Uma queda de 8,5%.

Até agosto deste ano, 5.338 condutores foram autuados em operações de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro – artigo 165A do Código de Trânsito Brasileiro. Outros 2.607 foram autuados após o teste do etilômetro – artigo 165 do CTB. Em 2022, foram 5.941 (art.165A) e 2.748 (art. 165). Os dados contemplam as autuações realizadas pelos órgãos de trânsito em Goiás.

Embora a queda ainda seja tímida, ela é vista com bons olhos. “Vemos como um reflexo das ações de educação e da maior presença da fiscalização nas ruas. Quando o cidadão sabe que sua conduta está incorreta e que se insistir será punido, ele pensa duas vezes”, pontua o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

O condutor autuado nos artigos 165 ou 165A tem o veículo retido, é multado e perde o direito de dirigir por 12 meses. A multa é de R$ 2.934,70. Após cumprir o período de suspensão, o condutor tem que fazer um curso de reciclagem para obter novamente a Carteira Nacional de Habilitação.

EFEITO DO ÁLCOOL

O álcool diminui os reflexos e aumenta a propensão do condutor de correr riscos. Isso eleva a probabilidade da ocorrência de sinistros automobilísticos.  A combinação de álcool e direção faz mais de 10 mil vítimas por ano, segundo levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), baseado em dados do Ministério da Saúde.

BALADA RESPONSÁVEL

O cumprimento da Lei Seca recebe atenção especial do Detran-GO, que realiza ações diárias de educação e fiscalização, por meio do Programa Balada Responsável.

De setembro de 2022 ao início deste mês, foram realizadas 717 operações fiscalizatórias pelo Detran-GO, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que resultaram na retirada das ruas de 4.369 motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool.

“Quando a Balada Responsável flagra um condutor embriagado, ela está oferecendo mais segurança para todos os outros usuários das vias. O motorista embriagado pode se envolver em um acidente com um pai de família que está voltando do trabalho, com um jovem que está voltando da faculdade, por exemplo”, ressalta Delegado Waldir.

A intenção é intensificar a fiscalização com maior eficiência no combate à combinação de álcool e direção. O Detran-GO está em negociação com a Polícia Civil para que haja a participação direta na Balada Responsável, visando aumentar os pontos e a efetividade do programa.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Além das ações diárias de educação e fiscalização, o Detran-GO lançou, durante esta Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, uma campanha com videocase  discutindo a problemática da combinação de álcool e direção. O videocase “Álcool e direção: quem paga a conta” mostra que a consequência da combinação é desastrosa.

“A ideia é provocar na sociedade a reflexão sobre os riscos que se corre desnecessariamente. A pessoa pode beber, se divertir, mas, ao mesmo tempo, agir com responsabilidade. Vá de táxi, use um transporte de aplicativo, pegue carona com os amigos”, enfatiza Delegado Waldir.