Press "Enter" to skip to content

Balanço: manhã de votação tem registro de crimes eleitorais em oito cidades de Goiás

Última atualização 30/10/2022 | 13:03

A ocorrência de crimes nas eleições na manhã deste domingo de votações, 30, chegou a oito e a quantidade de denúncias registradas no aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, foi de 458. Os números fazem parte do balanço parcial e parte deles se tornou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), aplicado quando a infração é de menor potencial ofensivo e a pena máxima é de dois anos, cumulada ou não com multa.

Os problemas ocorreram por violação do sigilo do voto com fotos em cabines de votação e desordem e desobediência às instruções e ordens da Justiça Eleitoral. Os registros ocorreram em Goiânia, Abadia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Gameleira, Goianésia, Inhumas e Padre Bernardo. 

De acordo com o boletim do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), houve problemas com 44 urnas eletrônicas e 31 delas precisaram ser substituídas. O tele-eleitoral, que presta informações sobre local de votação, agregação e transferência temporária de seções, título eleitoral e justificativa de ausência no segundo turno, fez 775 atendimentos. O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, teve 1.290.611 downloads pelos eleitores goianos.

As primeiras horas foram marcadas por filas pequenas ou nenhuma espera para a escolha do próximo presidente da República nas seções eleitorais. A tranquilidade pode ser observada em três grandes locais de votação da capital que aguardam 21 mil eleitores localizados nas escolas Externato São José, Lyceu de Goiânia e campus I da PUC Goiás. O mesmo ocorre no campus da PUC Goiás no setor Universitário que deve receber 9 mil eleitores.

Estatísticas

Em Goiás, há 4.870.354 cidadãos aptos a escolher os candidatos a mandatos eletivos. Somente na capital há 355  seções que contemplam 1.032.004 de eleitores. A votação ocorrerá entre 8h e 17h e depende de apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória, assim como o título de eleitor na versão impressa ou tradicional. O transporte público coletivo será liberado durante todo o dia para facilitar a locomoção das pessoas até os locais de votação, o que deve reduzir a abstenção comparada ao primeiro turno no estado.