Última atualização 27/09/2022 | 11:14
O candidato a senador Alexandre Baldy (PP) apresentou algumas propostas para a área de saúde em Goiás. A principal delas é a instalação de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diferentes partes do estado, utilizando recursos federais. Além disso, o postulante ao Senado almeja construir um Hospital da Mulher na cidade de Anápolis, seu principal colégio eleitoral.
Propostas de Baldy para a saúde
Caso vença as eleições para senador, Alexandre Baldy propõe a construção de 100 UBSs com centros de especialidades médicas. Esses postos têm como concepção atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem precisar encaminhar pacientes para emergências ou outros hospitais.
Assim, Baldy colocaria em prática algo semelhante com o que já se realiza hoje pelo governo de Goiás, com recursos estaduais em hospitais regionais e policlínicas. No entanto, as UBSs teriam recursos federais.
Além disso, o candidato a senador também elaborou outras propostas para a saúde goiana. Em Anápolis, Baldy planeja construir um hospital específico para atendimento de mulheres, com média e alta complexidade. Obstetrícia, ginecologia e neonatologia estariam entre os tipos de atendimento, assemelhando-se ao Hospital Estadual da Mulher (HEMU), em Goiânia.
Por fim, Baldy propõe a construção de cinco centros de especialidades médicas em cinco regiões diferentes do estado. A intenção por trás desse projeto é evitar o deslocamento de pacientes do interior para a Capital, já que nessas unidades haveria a realização de cirurgias eletivas e tratamentos especializados.
O primeiro turno das Eleições 2022 será no dia 2 de outubro. Neste ano, em Goiás, apenas um senador será eleito.