“Nosso produtor rural precisa de garantias”. A declaração é de Alexandre Baldy (PP) e foi dada nesta segunda-feira, 5, durante entrevista ao Sistema Fonte TV. Segundo o candidato ao Senado, essas garantias seriam subsídios e incentivos do Governo Federal para a produção agrícola.
A proposta segue a lógica de o Governo Federal dar garantias financeiras, via subsídios e incentivos, para bancar, ao menos, o valor mínimo de um determinado produto agrícola para que o produtor possa investir naquela cultura. Dessa forma, acredita Baldy, o setor agrícola no país seria fortalecido.
Ainda de acordo com o pepista, o setor precisa agregar valor à produção rural para fortalecer o agronegócio, para exportar não somente produtos in natura, como também produtos industrializados, e assim, gerar mais empregos. “Para fazer isso, o setor precisa de subsídios e garantias. Boa parte dos insumos são em dólar e sem contar as condições climáticas que oscilam”, destaca.
Como pecuarista e produtor rural, Baldy defende que é o único senatoriável legitimamente representante do setor e, por isso, acredita que fala com propriedade sobre o assunto. “Se pudermos dar ao produtor mais crédito, garantias e subsídios para que possa ter mais segurança para trabalhar, poderemos fortalecer nossa cadeia de produção”.