Baleia-jubarte de 10 metros é encontrada morta em praia de Caraguatatuba, SP
Apetrechos de pesca foram encontrados na cauda do animal, mas não foi possível determinar a causa da morte. Instituto Argonauta realizou coleta de dados biológicos e a prefeitura realizou o enterro no local.
Baleia-jubarte de 10 metros é encontrada morta em praia de Caraguatatuba (Créditos: Angelo Arantes)
Uma baleia adulta da espécie jubarte, medindo aproximadamente 10 metros, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (22), em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
O animal estava em avançado estado de decomposição na faixa de areia localizada entre as praias do Aruan e Indaiá.
Na cauda da baleia, foram encontrados apetrechos de pesca. No entanto, devido ao estágio avançado de decomposição da carcaça, não foi possível determinar a causa da morte do animal.
A ocorrência mobilizou equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e de Serviços Públicos de Caraguatatuba, juntamente com técnicos do Instituto Argonautas.
A equipe do Instituto Argonauta foi acionada para o atendimento. Os técnicos realizaram coletas de dados biológicos e registraram informações detalhadas para subsidiar estudos sobre a ocorrência da espécie na região.
Após a finalização de todos os procedimentos técnicos, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou o enterro do animal no próprio local, seguindo os protocolos ambientais vigentes.
O Instituto Argonauta destacou que o encalhe ocorre durante o período migratório da espécie.
Nesta época do ano, as baleias jubarte estão em deslocamento de retorno para as áreas de alimentação, que ficam nas águas frias do Atlântico Sul. Esse movimento ocorre após a temporada reprodutiva, que acontece nas águas mais quentes do litoral brasileiro.
Durante esse período de migração, segundo o Argonauta, é comum o aumento das observações e também o registro de encalhes, que podem ser naturais ou acidentais, ao longo da costa.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA
50 vídeos