Baleia-jubarte salta ao lado de embarcação no litoral de SP: ‘Quase morremos, mas foi lindo’; VÍDEO
Registro aconteceu na última semana, em Ilhabela, no Litoral Norte de SP. Navegantes foram surpreendidos pela gigante dos mares. Saiba as regras para passeios de avistamentos de baleias.
Baleia-jubarte salta ao lado de embarcação em SP: ‘Quase morremos, mas foi lindo’ [https://s04.video.glbimg.com/x240/13689795.jpg]
Baleia-jubarte salta ao lado de embarcação em SP: ‘Quase morremos, mas foi lindo’
Um grupo de biólogos e turistas foram surpreendidos durante um passeio para avistamento de baleias, no Litoral Norte de São Paulo, na última semana. Enquanto olhavam o mar em busca dos animais, uma baleia-jubarte deu um grande salto ao lado da embarcação, ficando a apenas um metro do barco – veja o vídeo acima.
Larissa Gakiya Uema, de 27 anos, e Daniel Munhoz Jordão de Lima, de 24 anos, são de São Paulo. Biólogos e instrutores de mergulho, eles trabalham com ecoturismo há cerca de três anos e organizaram o passeio da última sexta-feira (13), em que foi feito o registro do salto.
Larissa conta que mesmo estando no ramo há anos e já tendo avistado tantos tipos de baleias, a experiência foi única. Ela nunca tinha visto uma baleia tão de perto.
> “Já tivemos o privilégio de contemplar baleias-jubarte de perto. Permanecer distante com a embarcação no neutro pode atrair a curiosidade dessas gigantes que são muito espertas. Já passaram ao lado e por baixo de nossa embarcação algumas vezes, mas nunca tínhamos presenciado um salto tão de perto. Foi uma das cenas mais lindas de nossas vidas, um momento extraordinário e de muita sorte”, narrou.
> “Quando ela surgiu, nós gritamos de emoção, todos desacreditados. O tempo parece ter desacelerado no momento, é uma cena que guardaremos para o resto da vida. Depois do ocorrido, vibramos e nos abraçamos com muita emoção, foi maravilhoso. Após a emoção brinquei: ‘a gente quase morreu, mas foi lindo!’, recordou empolgada.
O casal de biólogos destaca que o grupo não tentou se aproximar da baleia. Eles estavam fazendo o passeio de avistamento seguindo as regras, quando deixaram o barco com o motor no neutro e então foram pegos de surpresa com a aparição espetacular.
De acordo com Daniel, eles reconhecem que apesar de única, a experiência foi um risco, tanto para eles, quanto para a baleia. Ele acredita que tiveram sorte de não sofrer nenhum dano no barco, já que a presença da baleia ali não foi algo que puderam prever.
> “Com certeza essa é uma situação extremamente perigosa, com potencial risco de colisão. As jubartes podem pesar 40 toneladas, se um animal pesado como esse atinge a embarcação, um acidente grave e até mesmo fatal pode ocorrer. Passeios de vida selvagem não são brincadeira, o mar e a vida selvagem oferecem riscos, alguns evitáveis e outros dependem da sorte, como neste caso específico”, explicou o biólogo Daniel.
Justamente para preservar a vida humana e marinha, existem regras que estabelecem uma distância segura para os avistamentos. Os biólogos afirmam que a embarcação estava seguindo as regras, mas que os tripulantes foram surpreendidos pela baleia, que resolveu seguir um trajeto que foi de encontro a eles, saltando bem pertinho do barco – veja abaixo as orientações de cuidado nos passeios.