Algumas baleias ficaram encalhadas na Prainha, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, no último sábado, 31. Banhistas, assustados, confundiram a movimentação dos animais com ataques de tubarão. Em nota, a prefeitura esclareceu, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtec), que a espécie do mamífero é cetáceos odontocetos.
Uma equipe especializada foi até o local para prestar assistências, porém os animais já não estavam encalhados. A Funtec ainda ressaltou a importância de não se aproximar ou tocar nas baleias para evitar acidentes. Por isso, o mais aconselhável é aguardar a chegada dos profissionais do assunto.
Segundo a prefeitura, os profissionais estão apurando as informações para descobrir o que levou os animais ao encalhe. Um biólogo especialista na espécie da baleia, Marcelo Tardelli, afirma que é muito provável que eles sejam um cachalote anão.
Se confirmada, é a primeira vez que essa baleia aparece em Arraial, sendo um importante registro para a ciência, devido ser uma espécie rara. Há mais de 10 anos houve um encalhe em massa no mesmo local, porém eram golfinhos.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Sobre os cetáceos odontocetos
Os odontocetos são conhecidos como botos e golfinhos e são os cetáceos que apresentam dentes, que são mantidos pelo resto da vida na maioria das espécies. A dentição, que é permanente, é composta por dentes iguais (homodontia) e cônicos, que aparecem ao final da lactação.
A maior parte dos odontocetos é constituída de pequenos cetáceos com um longo “bico”. Todos eles apresentam apenas um orifício respiratório externo, apesar de possuírem duas aberturas nasais no crânio.