Balneabilidade em SC: locais próprios para banho têm leve aumento em janeiro

Balneabilidade em SC tem leve melhora; veja os locais próprios para banho

Na segunda semana de janeiro, 65,97% dos pontos analisados podem ser frequentados por banhistas. Na semana passada, eram 63,45% os locais próprios para banho.

O litoral de Santa Catarina teve uma leve melhora na balneabilidade nesta segunda semana de janeiro, em comparação com sete dias atrás. Segundo o relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), dos 238 pontos monitorados pelo órgão, 157 estão próprios para banho. Isso representa 65,97%. Na semana passada, eram 63,45%. Em Florianópolis, 87 dos 60 pontos analisados estão adequados para banho, o que equivale a 68,97%. Na semana passada, eram 64,37%. Confira o relatório completo no site do IMA e o mapa da balneabilidade.

Além dessa análise, há duas situações em que o Instituto não recomenda o banho de mar: nas primeiras 24 a 48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade e nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado.

Entre as praias mais populares, a Praia Central, de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, tem cinco pontos próprios e cinco impróprios. Na semana passada, eram seis os recomendados aos banhistas. Os pontos próprios são: Em frente à Rua 1001, Em frente à Rua 3000, Em frente à Rua 3500, Em frente à Rua 4000 e Em frente à Rua 4900.

Confira abaixo os pontos próprios para banho em algumas das praias mais populares de Florianópolis: Daniela – totalmente própria para banho, Canasvieiras – tem oito pontos analisados, seis próprios, Jurerê – dos cinco pontos analisados, três estão próprios, Jurerê Internacional – dos dois pontos analisados, um está próprio, Ingleses – dos sete pontos analisados, cinco estão próprios e Campeche – dos cinco pontos analisados, quatro estão próprios.

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma de coletas. À medida que as análises vão sendo concluídas, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa da balneabilidade ou no aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp