Balneário Camboriú registra 35ºC e sensação de 49ºC nesta terça-feira
Intensidade do calor pode bater 50ºC, segundo Epagri/Ciram. Inmet e Defesa Civil
divulgaram, nesta terça-feira, alertas para onda de calor em Santa Catarina.
1 de 3 Praia Central de Balneário Camboriú nesta terça-feira (11) — Foto: Gustavo Martuffi/ Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação
Praia Central de Balneário Camboriú nesta terça-feira (11) — Foto: Gustavo
Martuffi/ Prefeitura de Balneário Camboriú/ Divulgação
Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, registra alta intensidade de calor nesta terça-feira (11). Os termômetros atingiram 35ºC às 14h15, momento em que a sensação chegou a 49ºC na cidade, segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. O órgão monitora as condições de tempo no estado.
Todo o estado está em alerta de “perigo” para onda de calor, conforme Inmet e a Defesa Civil estadual. Segundo a Epagri/Ciram, o índice de calor ainda pode atingir 50°C até quarta-feira (12) na cidade.
Gilsânia explica que para o cálculo do índice de calor são consideradas temperatura e umidade. A medida define a intensidade do calor que uma pessoa sente e é diferente de sensação térmica, usada para a temperatura aparente em dias frios, por exemplo:
– Índice de calor: temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.
– Sensação térmica: temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento.
A prefeitura de Balneário Camboriú também compartilhou a previsão em uma rede social, e destacou que o tempo segue abafado durante o período (veja abaixo).
2 de 3 Nas redes sociais, prefeitura de Balneário Camboriú divulgou sobre previsão de índice térmico — Foto: Redes sociais/ Reprodução
Balneário Camboriú
Segundo o Inmet, o grau de severidade de calor para os próximos dias é de “perigo”. A previsão é de temperaturas 5ºC acima da média nos próximos três a cinco dias.
Até o fim desta manhã, a máxima em Santa Catarina chegou a 34,85ºC em Praia Grande, no Sul catarinense. A cidade foi a que mais teve dias de calor extremo em 2024, segundo levantamento do DE. Foram 92 dias de temperaturas acima da média.
O alerta do Inmet teve início às 11h desta terça e segue até as 18h de quarta (12). Todas as regiões serão afetadas.
Temperaturas mais altas na manhã desta terça-feira:
– Praia Grande: 34,85ºC
– Criciúma: 34,27ºC
– Florianópolis: 31ºC
– Corupá: 31,84ºC
– Itapiranga: 31,48ºC
Balneário Camboriú
São necessários dois principais fatores climáticos para que a onda de calor se desenvolva: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Esses bloqueios são causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.
O termo onda de calor é definido por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, ficam muito acima da média que seria normal para uma determinada época.
A Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem pelo menos 5 °C acima da média e durante no mínimo 5 dias consecutivos.
3 de 3 O bloqueio atmosférico impede que as frentes frias avancem, contribuindo para a manutenção das altas temperaturas. — Foto: Arte/g1
Balneário Camboriú