Balneário Camboriú tem a maior proporção de população vivendo de aluguel do Brasil, diz IBGE
Cidade lidera entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Mais de 45% dos moradores da ‘Dubai Brasileira’ residem em imóveis locados.
Orla da Praia Central de Balneário Camboriú (SC) — Foto: Divulgação
Balneário Camboriú, importante polo econômico e turístico do Litoral de Santa Catarina, é a cidade brasileira com a maior proporção da população vivendo em domicílios alugados, com 45,2% dos 138 mil habitantes. O percentual é mais que o dobro da média nacional, de 21%, e bem maior que a média do estado, fixada em 25,6%.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e integram o Censo 2022. O recorte atual traz características dos domicílios brasileiros, como condição da ocupação, uso de eletrodomésticos, moradores por dormitório e acesso à internet.
Outro recorte do Censo 2022, publicado em fevereiro deste ano, detalha que 57,22% da população da cidade vive em apartamentos.
Na época, era o segundo maior indicador do país e uma das únicas três cidades do Brasil onde esse dado era acima de 50%.
Com 138.701 habitantes, Balneário Camboriú, tem a questão geográfica como justificativa a verticalização das moradias: mesmo sendo um polo econômico de negócios e turismo, a cidade tem somente 46 quilômetros quadrados, sendo a segunda menor em extensão territorial de Santa Catarina, apesar de ser a 12ª em população entre os 295 municípios do estado.