Balsa com problema no motor fica à deriva no Canal 7 do Porto de Santos

balsa-com-problema-no-motor-fica-a-deriva-no-canal-7-do-porto-de-santos

Balsa de veículos tem problema no motor e fica ‘rodando’ à deriva no canal do Porto de Santos

Embarcação transportava passageiros e veículos de Guarujá para Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a Semil, o desembarque foi concluído com segurança após outra balsa ser mobilizada para o reboque.

Uma balsa que fazia a travessia de Guarujá para Santos, no litoral de São Paulo, apresentou problemas técnicos e não conseguiu atracar no flutuante. Vídeos, obtidos pelo DE, mostram a embarcação parada no meio do mar, na altura do Canal 7. Um reboque foi acionado e ajudou a conduzir a balsa até o ponto de desembarque (assista acima).

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo (Semil), a balsa FB-14 tem dois motores. Na noite de quarta-feira (29), um deles apresentou um problema técnico durante a travessia do Ferry Boat para Santos.

A maquiadora Vanessa Barboza, de 32 anos, estava com o filho de dois anos dentro do carro na embarcação. Ao DE, ela contou ter ficado com medo e que, a todo momento, conversou com o marido por telefone para atualizá-lo.

“Ela [balsa] tentou atracar onde as bicicletas saem, próximo ali da barquinha, mas sem sucesso. E daí, então, ela saiu e ficou naufragando, rodando mesmo, como mostra nos vídeos, até vir outras duas balsas para rebocarem ela. Isso durou mais ou menos uns 35, 40 minutos”, explicou.

Ainda de acordo com a Semil, não foi possível fazer a atracação no flutuante, em Santos, por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade e da força da maré. Diante disso, o comandante acionou o Centro de Controle Operacional (CCO), que mobilizou uma nova embarcação para efetuar o reboque e concluir o desembarque dos passageiros e veículos em segurança.

Em nota, a Semil informou que a balsa com problema no motor está em manutenção e retornará à operação assim que os reparos forem concluídos. “A travessia segue operando normalmente”, disse.

As imagens são da fotógrafa Bruna Figo, de 40 anos, que assistiu à situação da sala de casa na noite de quarta-feira. Assim como relatado por Vanessa, ela contou que olhava para o mar da janela quando viu a balsa “rodando, como se fosse uma boia”. “Estava indo em direção ao canal 6. Moro bem no canal 7”, disse Bruna.

Por volta de 20h de quarta-feira, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que chovia com intensidade moderada a forte na Baixada Santista. Um alerta severo foi enviado para Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande. Segundo a Prefeitura de Santos, em nota enviada na manhã desta quinta-feira (30), o índice pluviométrico das últimas 72 horas foi de 83,4mm. Os morros estão em estado de atenção, mas não houve registros de ocorrências. O acumulado do mês ficou em 294,8mm. A Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) de Santos afirmou que o único ponto de alagamento fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no sentido São Vicente para Santos, próximo à Avenida Ana Santos. “No momento não há nenhuma interdição”, disse a nota.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp