Bancada cristã na Câmara quer ter voto nas reuniões de líderes
Em culto ecumênico com católicos e evangélicos, Hugo Motta disse que proposta pode ser apreciada ainda nesta quarta (22).
Deputados católicos e evangélicos articulam a votação de um projeto que cria uma liderança cristã e assegura aos religiosos um assento no colégio de líderes da Câmara dos Deputados.
Endossado pelos presidentes das bancadas evangélica e católica, o texto propõe que o líder cristão participe e tenha direito a voto nas reuniões que definem a agenda de votação da Casa.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a proposta poderá ser analisada já nesta quarta-feira (22). Ao lado da esposa, o paraibano participou na manhã desta quarta de um culto ecumênico com lideranças católicas e evangélicas.
Motta celebrou a intenção demonstrada pelos religiosos, que, segundo ele, aponta que há “interesse” de católicos e evangélicos para trabalhar de forma conjunta em pautas na Câmara.
“Quero dizer que levarei em mesa o requerimento de urgência hoje, para a sessão de logo mais à tarde, para que a Casa possa apreciar este requerimento de urgência e, consequentemente depois, o projeto de resolução”, completou o deputado.
Presidente Hugo Motta participa de culto na Câmara — Foto: Kevin Lima/DE
APOIO DE PARTIDOS
Presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE) afirmou ao DE que as lideranças cristãs já receberam sinalizações de que há a maioria dos partidos da Casa apoia a proposta. O PT, segundo o parlamentar, discutirá nesta quarta se dará apoio ao texto.
Gastão e o presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, Gilberto Nascimento (PSD-SP), afirmam que, unidas, as bancadas buscarão um “propósito único” e defenderão, por exemplo, pautas de costume.
” A gente vai fazer com que a junção dessas duas frentes possa ter assento no colégio de líderes e possa estar presente nas decisões da Casa. É muito importante isso, vai dar representatividade”, disse Luiz Gastão.
O QUE SÃO AS REUNIÕES DE LÍDERES?
As reuniões de líderes são frequentadas por parlamentares que ocupam lideranças de partidos e blocos. Os encontros são liderados pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e estabelecem quais projetos serão colocados em votação no plenário principal.
Ao longo dos últimos anos, a Câmara aprovou projetos que institucionalizaram as bancadas feminina e negra, permitindo que seus coordenadores participem e tenham direito a voto nestes compromissos. É o que, agora, lideranças católicas e evangélicas da Casa querem repetir.
Segundo Luiz Gastão, se aprovada, a bancada cristã terá um rodízio anual na liderança: ora um parlamentar evangélico, ora um parlamentar católico.