Banco de sangue do Hospital das Clínicas necessita de doações com urgência

Hemocentro já pode enviar plasma ao Hemobrás

Com o estoque em situação crítica, o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), necessita de doação de sangues e plaquetas de qualquer tipo, com urgência, em Goiânia.

Os interessados podem procurar o HC de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h com um documento oficial com foto, válido em território nacional. O procedimento é simples, rápido e totalmente seguro. Nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação e de riscos para o doador.

Critérios para a doação:

  • Para doar, basta apresentar um bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar 50 quilos e não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.

No entanto, pessoas que estejam com febre, diarreia recente ou gripadas devem adiar a doação. Grávidas e mulheres no pós-parto também não podem doar temporariamente.

  • No dia doação o voluntário deve estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação, está descansado (dormindo pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Voluntários podem doar sangue várias vezes durante a vida, contanto que tenha um intervalo necessário entre as doações e que o máximo de sangue retirado seja de 450ml.

Homens podem doar a cada dois meses, sendo, no máximo, quatro vezes ao ano. Já mulheres, podem doar a cada três meses totalizando, no máximo, três doações anuais.

Mais informações: (62) 3269-8326 / (62) 99108-5774

Endereço: Banco de sangue do Hospital das Clínicas-UFG – 1ª Avenida, s/n, Setor Leste Universitário, em Goiânia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos