Press "Enter" to skip to content

Bancos projetam crescimento do PIB acima de 2% em 2023

Última atualização 15/06/2023 | 17:27

Segundo o Relatório de Mercado, Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB), a previsão de variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para o ano de 2023 aumentou de 1,02%, em maio, para 1,84% em junho.

Nas projeções divulgadas pelo Bradesco, a previsão do PIB subiu de 1,8%, feita no último mês de abril, para 2,1%, de acordo com o levantamento do dia 2 de junho. Na avaliação do Bradesco, o aumento da renda agrícola e os programas de distribuição de renda do Governo Federal afetam positivamente a renda disponível das famílias. “Ainda assim, a melhora do PIB se trata, majoritariamente, de um choque de oferta”, afirma em relatório.

A equipe econômica do Banco Itaú também divulgou seu relatório com previsões de aumento do PIB ainda em 2023. Após a revisão de suas projeções, a instituição financeira aumentou a expectativas de 1,4% para 2,3%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o crescimento registrados nos primeiros três meses deste ano. O crescimento foi de 1,9%, em comparação com o período anterior. Entretanto, na comparação acumulada em quatro trimestres, esse aumento foi de 3,3%.

PIB

O PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos por um País ou estado/município, durante um período, medindo apenas os bens e serviços finais para evitar dupla contagem.