Barcelona: Manifestantes defendem unidade da Espanha

Milhares de pessoas se manifestam neste domingo (8) em Barcelona, em defesa da unidade da Espanha, a dois dias da plenária do Parlamento catalão, na qual pode haver uma declaração unilateral de independência. Convocados pela organização Sociedade Civil Catalã sob o lema “Basta! Recuperemos a sensatez”, os cidadãos percorreram o centro da capital catalã com bandeiras da Espanha, da Catalunha e da União Europeia, gritando palavras como “Viva a Espanha e Viva a Catalunha!”. A informação é da Agência EFE.

À manifestação estiveram presentes representantes de diferentes partidos, entre eles o presidente do governamental Partido Popular (PP) na região, Xavier García Albiol.

“Não vamos permitir nem uma independência no presente e nem uma independência por períodos, que tenham isso muito claro”, disse Albiol.

A ministra espanhola de Saúde, a catalã Dolors Montserrat, assegurou que o governo de Mariano Rajoy “não vai abandonar” nenhum catalão.

Como representante dos socialistas catalães, o secretário de Organização, Salvador Illa, aposta na “sensatez, no respeito ao Estado de Direito” e no “diálogo”. Ele defende a negociação de “um novo pacto entre a Catalunha e a Espanha”.

Hora antes do início da manifestação, cerca de 400 pessoas se concentraram também em Barcelona para agradecer à polícia e à Guarda Civil espanholas pela defesa da ordem constitucional e pelo “exemplar comportamento” em 1º de outubro, quando foi realizado o referendo de independência, suspenso pela Justiça.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp