Barcelona pune Ter Stegen sem capitania após recusa polêmica

barcelona-pune-ter-stegen-sem-capitania-apos-recusa-polemica

Barcelona pune Ter Stegen com perda da braçadeira de capitão após polêmica

Lesionado, veterano atrapalha inscrição de reforços ao se recusar a autorizar envio de exames para Comitê Médico da LaLiga

DE: confira os destaques do ge para a temporada 25/26 [https://s03.video.glbimg.com/x240/13811538.jpg]

DE: confira os destaques do ge para a temporada 25/26

A diretoria do Barcelona [https://globoesporte.globo.com/equipe/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/barcelona.html] retirou a braçadeira de capitão e abriu um processo disciplinar contra o goleiro Ter Stegen. A decisão acontece após o alemão, que está lesionado, se recusar a autorizar que o clube envie o relatório sobre seu problema na lombar ao Comitê Médico de LaLiga.

Este procedimento permitiria ao Barça abater até 80% do salário do jogador da conta do Fair Play Financeiro para a temporada – mas a recusa de Ter Stegen inviabilizaria tal manobra. Ronald Araujo assume a braçadeira.

Confira o comunicado do clube:

“O FC Barcelona informa que, após o processo disciplinar aberto contra o jogador Marc-André ter Stegen, e enquanto se aguarda uma resolução definitiva deste procedimento, o Clube, em acordo com a Direção Desportiva e a comissão técnica, decidiu afastá-lo temporariamente da capitania da equipa principal. Durante este período, as funções de primeiro capitão serão assumidas pelo atual segundo capitão, o jogador Ronald Araujo.”

DE: veja transferências para 2025/26 [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2025/07/04/contratacoes-do-barcelona-veja-transferencias-para-202526.ghtml]

Segundo o Mundo Deportivo, a diretoria do Barcelona entrou em contato com Ter Stegen, que logo deixou claro que não assinaria a autorização para o envio de seu relatório médico a LaLiga. A conclusão do clube é que o jogador vem demonstrando estar agindo de má fé, justamente para inviabilizar a inscrição de Joan García e Szczesny, concorrentes na posição de goleiro.

Ter Stegen deve ficar parado por pelo menos três meses por lesão nas costas — Foto: Getty Images

A postura do alemão impede que o Barcelona possa pleitear o abatimento de parte do salário do jogador, uma vez que os dados médicos pessoais são sigilosos. Os exames do goleiro teriam que ser avaliados por uma junta médica de LaLiga, que estipularia o tempo necessário para a recuperação – e, assim, indicaria o possível abatimento de parte do salário das contas do Fair Play Financeiro. O Barcelona estuda medidas judiciais para solucionar o caso.

DE: tabela de LaLiga 2025/26 [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/]

BARCELONA JÁ USOU RECURSO ANTES

As regras de LaLiga permitem que os clubes possam abater de suas folhas salariais parte dos vencimentos de atletas com graves lesões – os jogadores continuam recebendo os pagamentos normalmente, mas tais valores não entram na conta de gastos do Fair Play Financeiro do campeonato. O próprio Barcelona já utilizou tal recurso para conseguir inscrever reforços, como no caso Dani Olmo, na temporada passada, diante de uma lesão de Christensen.

Para aceitar este tipo de manobra, LaLiga convoca uma junta médica de notório prestígio para analisar os exames do atleta em questão. Caso seja comprovado que a recuperação demandará quatro meses ou mais, há a permissão para a flexibilização do Fair Play neste período. Assim, abre-se espaço para a inscrição de outros jogadores sem a necessidade de novas receitas.

O goleiro Joan García foi um dos reforços do Barcelona para a temporada 2025/26 — Foto: Getty Images

Por isso, diante da lesão de Ter Stegen na pré-temporada, o Barcelona passou a vislumbrar uma oportunidade para conseguir registrar alguns de seus novos jogadores, como Joan García, uma aposta para a posição de goleiro. A recusa do alemão acabou frustrando os planos e pode demandar novas soluções por parte da diretoria.

Ter Stegen anunciou na semana passada que precisará passar por uma nova cirurgia nas costas, depois de operar a região lombar em 2023. Ele indicou que teve “discussões intensas” com a equipe médica do Barça e especialistas fora do clube, chegando à decisão de uma nova cirurgia – que demandaria pelo menos três meses de recuperação.

O novo procedimento aumenta as dúvidas sobre o futuro do jogador no clube. Ter Stegen viu o clube contratar o goleiro Joan García para a temporada 2025/26, além de garantir a manutenção do experiente Szczesny no elenco, que também conta com Iñaki Peña para a posição.

A decisão de retirar a braçadeira de Ter Stegen acontece poucos dias antes da disputa do Troféu Joan Gamper contra o Como, no domingo. O clube catalão tem a tradição do capitão fazer um discurso para os torcedores antes do começo da temporada. Com a punição, Ronald Araujo será o encarregado de falar diante da torcida.

Ter Stegen tem contrato com o Barcelona até 2028 e, diante de tal polêmica, agora pode ter a permanência no clube muito complicada. O problema é que o goleiro tem um salário alto, o que dificultaria a contratação por parte de equipes interessadas em seus serviços.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp