O Barcelona decidiu renovar o contrato do goleiro Iñaki Peña até 30 de junho de 2029 e o emprestar ao Elche, clube recém-promovido à elite do Campeonato Espanhol. O acordo com o Elche é válido até o fim de junho de 2026, proporcionando ao jogador de 26 anos uma oportunidade de ganhar mais experiência em campo.
A decisão de emprestar Iñaki Peña abriu espaço para a inscrição do polonês Szczesny nos jogos do Barcelona em LaLiga, após a lesão de Ter Stegen. Szczesny teve uma excelente temporada após chegar ao clube e o Barcelona dependia desse movimento para cumprir com as regras do fair play financeiro e regularizar a situação do goleiro reserva.
Contratado no segundo semestre e vindo de uma aposentadoria anunciada, Szczesny chegou ao Barcelona para ser reserva de Iñaki Peña. No entanto, sua performance em campo foi tão satisfatória que ele conquistou a titularidade na equipe, demonstrando toda sua qualidade e segurança durante as partidas.
Iñaki Peña, por sua vez, teve a oportunidade de crescer e se desenvolver como jogador, mesmo ficando no banco nos primeiros jogos do Barcelona em LaLiga. Formado nas categorias de base do clube, La Masia, acumula 45 partidas como profissional e seis títulos conquistados, demonstrando seu potencial e comprometimento com a equipe.
A renovação do contrato de Iñaki Peña e o empréstimo ao Elche são estratégias do Barcelona para fortalecer seu elenco e dar oportunidades de crescimento aos seus jogadores. Com um planejamento bem estruturado, o clube busca manter um time competitivo e em conformidade com as exigências do futebol atual, visando sempre o sucesso e a excelência nas competições que disputa.