Técnico pentacampeão e tríplice coroa: conheça o Barcelona Sub-20, adversário do Flamengo no Intercontinental
Time treinado pelo brasileiro Belletti enfrenta o Rubro-Negro neste sábado no Maracanã, em busca de troféu inédito para o clube
Barcelona lança terceira camisa para temporada 2025/26 [https://s04.video.glbimg.com/x240/13853231.jpg]
Barcelona vem para o Intercontinental com um time de jogadores que deixaram o Sub-19 junto com Belletti. Nove deles estavam na decisão da Youth League, incluindo Shane Kluivert, filho de Patrick Kluivert, atacante que brilhou nos anos 1990 com a seleção da Holanda, o Ajax e o próprio Barça.
O Maracanã vai receber neste sábado dois elencos recheados de promessas para o futebol mundial. Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] e DE [https://ge.globo.com/equipe/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/barcelona.html] vão disputar a Copa Intercontinental Sub-20, torneio que reúne o campeão sul-americano contra o vencedor europeu. Os desafiantes do Rubro-Negro chegam em busca de um troféu inédito, apesar de serem recordistas na Europa, e sob comando de um velho conhecido do Brasil: Belletti [https://globoesporte.globo.com/atleta/belletti.html].
A base do DE conquistou a vaga para o Intercontinental ao vencer o Trabzonspor, da Turquia, por 4 a 1 na Youth League. O torneio reúne os times Sub-19 dos 36 clubes que se classificam para a Fase de Liga da Champions Leauge, além de 52 campeões nacionais juniores de federações-membro na Uefa (na temporada 24/25).
O Barcelona vem de uma temporada impecável, conquistando os três principais torneios do calendário sub-19: o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Youth League. O Barça é o maior vencedor do torneio continental, com três taças, mas nunca venceu o Intercontinental, que existe desde 2022. O Flamengo, por outro lado, é o atual vencedor com a vitória sobre o Olympiacos, por 2 a 1, também no Maracanã.
Um brasileiro faz parte do projeto vitorioso da base do DE: Juliano Belletti. Revelado pela base do Cruzeiro [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/], o lateral-direito teve 17 anos de carreira com grandes títulos conquistados. Belletti se aposentou em 2011 e começou a investir no extra-campo, retornando ao clube espanhol que marcou sua carreira 16 anos depois para assumir seu primeiro cargo técnico no clube.