Jornal Diário do Estado

Bares e restaurantes em Goiás projetam lucro maior que 2023 no Carnaval

93% dos restaurantes pretendem abrir durante dias de folia, segundo Abrasel

O Carnaval promete alegria também para bares e restaurantes de Goiânia. A expectativa do segmento é positiva, com persepctivas de impulsionar o lucro no setor. Segundo pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada com 1.878 empreendedores, 81% planejam abrir durante os dias da festa.

Dentre esses, 75% esperam faturar mais que em 2023, enquanto 20% preveem um faturamento semelhante e apenas 5% antecipam uma receita menor. A média de aumento no faturamento esperado é de 15% em relação ao ano passado e 17% comparado a um fim de semana normal.

Em Goiás, os dados apontam que 93% dos restaurantes pretendem abrir durante os dias de folia. Destes, 65% esperam aumento de faturamento, 27% estimam faturar o mesmo e apenas 8% preveem faturar menos do que no Carnaval passado. A média esperada de aumento em relação a 2023 é de 13%, enquanto em comparação a um fim de semana normal, o acréscimo esperado é de 12% em média.

A pesquisa ainda revela insights sobre o grau de importância que o Carnaval terá para os estabelecimentos. Cerca de 35% dos empreendimentos que abrirão no Carnaval consideram a data como pouco importante, enquanto outros 35% a veem como pouco relevante para o faturamento. Para 14%, a importância é mais ou menos, 10% a consideram muito importante e 6% afirmam que o impacto é extremamente relevante.

Expectativa

Danillo Ramos, presidente da Abrasel em Goiás, destaca que embora a festividade não seja considerada uma data significativa para a maioria dos bares e restaurantes, a pesquisa demonstrou otimismo no setor com o evento. “Mesmo aqueles que não dependem muito do Carnaval estão otimistas. Além disso, embora o endividamento ainda esteja alto, estamos observando uma queda, o que nos deixa mais animados para iniciar o ano de 2024 no Estado de Goiás.”

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a expectativa positiva para o setor em função da data reflete o atual cenário econômico favorável no Brasil. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a alta taxa de empresas endividadas.