Barista premiado revela o segredo do café especial que conquista a memória afetiva

barista-premiado-revela-o-segredo-do-cafe-especial-que-conquista-a-memoria-afetiva

Baixada em Pauta #244: Barista premiado defende que café especial é aquele que conversa com a memória afetiva

Caio Lucena Paiva, de 29 anos, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Aeropress na Coreia do Sul. Durante o bate-papo, ele também explicou o que é um café de qualidade, citando acidez, doçura, aroma e corpo; como escolher um bom produto e os mitos em torno da bebida.

VÍDEO CADASTRADO SEM PUBLICAR: 13789443

O barista Caio Lucena, de 29 anos, esteve no podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, ele contou sobre a própria trajetória na profissão e como chegou ao ‘mundo do café’. Agora, o profissional se prepara para competir no Campeonato Mundial de Aeropress na Coreia do Sul. Ele também explicou o que é um café de qualidade, citando acidez, doçura, aroma e corpo.

Caio contou que entrou no ‘mundo do café’ há cinco anos, após o incentivo de um ex-patrão. No mês passado, o barista da REVO Manufacture resolveu se aventurar novamente, fazendo a inscrição no Campeonato Brasileiro de Aeropress, que é método manual que utiliza pressão de ar para extrair a bebida, resultando em um café encorpado e aromático.

O barista venceu o concurso em Santos (SP) em primeiro lugar, derrotando 45 competidores de 10 estados brasileiros. “Fui muito sem expectativa, [apenas] para querer entender o feeling daquilo, então fui com expectativa zero”, comentou.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do DE Santos no WhatsApp.

Com o 1º lugar na competição, Caio garantiu uma passagem para a Coreia do Sul, onde disputará o campeonato mundial da modalidade em dezembro.

Além de produzir, o barista também é um apreciador da bebida. Para ele, o ato de beber café está mais atrelado ao sentimento do que à qualidade.

> “Eu não bebo o melhor café que eu tenho na minha casa de manhã, não, eu vou beber o café que eu acho que é mais gostoso, que acalma, me abraça. No meio da tarde, quero um cafezão exótico, aí sim, aí eu bebo”, explicou. “Café tem que ser assim, tem que ser para a gente tomar algo que seja prazeroso pro momento que a gente está agora”.

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do DE Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

O QUE SÃO PODCASTS?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp