Barragem do Descoberto transborda em Brasília: segurança hídrica garantida

barragem-do-descoberto-transborda-em-brasilia3A-seguranca-hidrica-garantida

Reservatório do Descoberto, em Brasília, atinge capacidade máxima e transborda

Nível do reservatório atingiu a cota máxima de operação, de 1.030 metros; expectativa é de que o transbordamento se mantenha ao longo da semana.

A Barragem do Descoberto, maior reservatório do Distrito Federal, atingiu a cota máxima de operação e começou a transbordar nesta segunda-feira (5), após as chuvas intensas registradas nos últimos dias. A expectativa é de que o transbordamento se mantenha ao longo da semana.

Responsável por abastecer quase metade da população do DF, o Descoberto atende regiões como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), o cenário é positivo e reforça a segurança hídrica para os próximos meses.

Entre novembro de 2024 e maio de 2025, a Barragem do Descoberto registrou um dos mais longos períodos de transbordamento da história recente, com 181 dias consecutivos — seis meses.

O presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, afirma que o cenário permite manter o abastecimento estável para a população. “O Reservatório do Descoberto opera dentro de condições seguras e é monitorado permanentemente, o que permite manter o abastecimento estável para a população do Distrito Federal”, afirma.

Inaugurada em 1974, a Barragem do Descoberto tem capacidade para armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água e ocupa uma área de 12,5 km² às margens da BR-070. Segundo o GDF e a Caesb, foram investidos mais de R$ 1,2 bilhão em obras de abastecimento e esgoto, e a previsão é aplicar outros R$ 4,2 bilhões até 2029.

Leia mais notícias sobre a região no DE DF.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp