Barragem se rompe e interdita ponte na zona rural de Ouro Fino, em Minas Gerais

Não houve vítimas, mas a água da barragem causou impactos ambientais em pastagem e sub-bosques de floresta da Mata Atlântica

A barragem de uma represa se rompeu na manhã desta sexta-feira (14), na zona rural de Ouro Fino (MG). A água atingiu uma estrada vicinal e interditou uma ponte que faz divisa com o município de Inconfidentes (MG). Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG), não houve vítimas, “apenas” impactos ambientais. A barragem fica em uma fazenda no bairro Tanque.

Conforme informações, foram atingidas somente áreas de pastagem e sub-bosques de floresta da Mata Atlântica. O rio Moji Guaçu também subiu 3,5 metros, devido a água que caiu no local após o rompimento da barragem. O local já havia sido fiscalizado pela Defesa Civil em setembro de 2020. Na ocasião, foram identificadas irregularidades na construção da barragem e um auto de infração foi lavrado, fazendo com que o local fosse embargado.

Barragem se rompe é atinge pastagens e parte da Mata Atlântica / Foto: Reprodução

Ainda de acordo com a PM, durante a primeira fiscalização não havia um acúmulo considerável de água na barragem. A polícia destacou que a ocorrência está em andamento para apuração de demais crimes ambientais que possam ter ocorrido e consequentemente provocado o rompimento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp