Barricadas e ônibus incendiados bloqueiam ruas em Brás de Pina e Cordovil: soluções para segurança pública no Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira, barricadas e ônibus incendiados bloquearam ruas em Brás de Pina e Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Pneus foram utilizados para criar as barricadas em chamas que impediam parcialmente a passagem nas vias. As cenas foram captadas pelo “RJTV”, da TV Globo, mostrando a gravidade da situação. Além disso, dois ônibus das linhas 775 e 905 foram atravessados nas ruas e incendiados, resultando em destruição total dos veículos.

O principal bloqueio ocorreu na Estrada do Quitungo, com pneus interditando totalmente a pista. No entanto, os motoristas conseguiram furar o bloqueio ao passar por uma calçada que não foi fechada. Como alternativa, muitos condutores estão buscando rotas por outras vias para evitar a região dos confrontos. Nas imagens, é possível ver policiais militares próximos às barricadas, demonstrando a presença policial na região e o reforço do policiamento.

A Polícia Militar informou em nota que policiais do 16º BPM (Olaria) foram acionados para desobstruir a via no Quitungo. Os ônibus incendiados foram sequestrados nas regiões de Brás de Pina e Cordovil, levados para próximo de uma praça e então queimados. Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no local para controlar o fogo, que foi extinto por volta das 13h. A Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus, cobrou do governo do estado ação efetiva das autoridades para garantir a segurança no transporte coletivo.

De acordo com a Rio Ônibus, somente neste ano, 117 ônibus foram roubados e 10 incendiados criminosamente. A necessidade de medidas efetivas por parte das autoridades de segurança pública foi ressaltada pelo sindicato, que busca garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A situação dos ônibus incendiados e das barricadas em chamas nas ruas da Zona Norte do Rio de Janeiro reforça a importância de ações preventivas e de combate à violência e à criminalidade na cidade. A população aguarda por soluções que garantam a sua segurança e o funcionamento adequado dos serviços públicos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp