Press "Enter" to skip to content

Base aérea de Anápolis recebe unidade de mais uma maiores aviões do mundo

Última atualização 28/06/2023 | 15:02

A Base  aérea de Anápolis recebeu mais uma unidade de um dos maiores aviões do mundo. O KC-390 é a sexta de 19 aeronaves que serão entregues no local pela Força Aérea Brasileira (FAB). A nova frota permite a execução de missões estratégicas e operacionais para as quais foi projetada, como transporte de pessoas, cargas e missões humanitárias.

 

O modelo estava sendo desenvolvido, testado e certificado desde 2012 pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (Embraer) para atender aos mais altos padrões do mercado. Algumas aeronaves do mesmo tipo serão comercializadas para outros países do mundo. 

 

“O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e de reabastecimento, desafiando o pensamento por trás das plataformas atualmente disponíveis. As forças aéreas de todo o mundo estão focadas em otimizar a relação entre suas necessidades operacionais e seus orçamentos”, afirmou o presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, em abril deste ano.

 

Com os avançados recursos e funcionalidades,  o KC-390 tem vantagens como mais mobilidade, alta produtividade e mais flexibilidade. A aeronave consegue carregar mais carga e voar mais e mais longe que outros modelos de médio porte. Na prática, a versão moderna desse avião garante baixo custo de operação nas atividades tático militares. 

 

A aeronave já tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A Holanda já selecionou o C-390 Millennium em 2022.

 

Novidade em detalhes:

 

-3.500 horas foram voadas nas aeronaves protótipos sob as mais diferentes condições operacionais

-85.000 horas foram realizadas usando bancadas e dispositivos de testes em laboratório

-180 especialistas envolvidos no processo de certificação da aeronave KC-390

-Capacidade para  transportar e lançar cargas e tropas; fazer evacuação aeromédica; atuar em busca e resgate; combater incêndios; executar missões humanitárias; operar em pistas temporárias ou não pavimentadas;  reabastecimento e recebimento de combustível aéreo

-Mais segurança para missões e tripulação comparado a outros modelos do gênero no mundo