Última atualização 25/03/2024 | 08:59
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França realiza, na próxima quinta-feira, 28, às 20h, o concerto de premiação do Concurso Nacional Jovens Solistas, que foi sediado pela unidade. Na oportunidade, os ganhadores vão atuar como solistas juntamente com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. A apresentação no Teatro Escola Basileu França tem entrada franca, não havendo a necessidade de retirar os ingressos antecipadamente.
A orquestra recebe dois ganhadores do concurso: o pianista baiano Arthur Dante e a cantora goiana Laise Lucena. Arthur foi vencedor da XVII edição do Concurso Nacional Pró Música, em São Paulo, e do 2º Concurso Jovens Solistas Basileu França, em Goiânia. Além disso, foi selecionado para o Concurso Nacional Chopin, marcado para maio de 2024 na Sala São Paulo. Já Laise tem se destacado como uma das sopranos mais proeminentes de Goiás. É bacharela em Canto Lírico pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG).
Para reger este concerto, a orquestra vai receber o maestro peruano Fernando Ortiz de Villate, atual diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. “Ter a oportunidade de conhecer e reger a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, reconhecida como uma das grandes orquestras brasileiras, me traz uma expectativa muito grande, juntamente com muita alegria e gratidão por poder fazer parte deste concerto de jovens solistas”, relata o maestro.
O repertório inclui obras de compositores consagrados da música de concerto nacional e internacional, como o Concerto para Piano de F. Chopin, várias de óperas de G. Puccini e duas coletâneas de danças de autores latino-americanos: Camargo Guarnieri e Alberto Ginastera.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da EFG Basileu França, foi fundada em 2001 e tem se mantido como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste brasileiro. Seu principal objetivo é formar jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior, além de promover a formação de plateia por meio da democratização do acesso à música orquestral.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG).