Basileu França promove 3ª Mostra Teatral “Ex-Machina”

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França apresenta, de terça, 13, a quinta-feira, 15, a 3ª edição da Mostra Teatral “Ex-Machina”. O evento é uma realização do curso técnico em Arte Dramática da unidade. Durante a mostra serão apresentados espetáculos e mesas-redondas, que dialogam diretamente com as reflexões sobre o fazer teatral. O objetivo é compartilhar com o público uma apreciação estética, a partir das percepções de atuação, para elevar a profissionalização dos artistas da cena atual.

A estreia do espetáculo “Piquenique no Front” acontece nesta terça-feira, às 19h30, no palco do Teatro Escola Basileu França. A peça será exibida novamente na quarta-feira, 14, nos mesmos horário e local. Ela associa elementos do teatro do absurdo, trabalho físico intenso e imagens sonoras. A montagem desencadeia críticas e reflexões sobre a banalização da violência e da guerra. O espetáculo é baseado no texto homônimo do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal. A classificação é de 12 anos e os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.

Na quinta-feira, o Corpo Cênico Basileu França apresenta a peça “Quem Matou Dionísio”, a partir das 17h30, no Grande Hotel. A classificação é livre, e a peça trata de artistas que percorrem as ruas da cidade e, em uma encruzilhada, encontram um oráculo, que lhes revela apenas enigmas. Após pedir licença a essa figura mítica, eles se preparam para apresentar seu costumeiro teatro. A apresentação é gratuita e pretende criar um diálogo entre artistas, público e a cidade que nos cerca.

De acordo com o coordenador do curso de Teatro da EFG em Artes Basileu França, Luciano Luc, os estudantes-artistas passaram por diferentes vivências, métodos e estilos de interpretação e produção teatral, em 2022. “O caminho percorrido ao teatro profissional, na maioria das vezes, é adaptado para uma dimensão pedagógica cultural, aprendendo através das vivências teatrais, em que cada sujeito tem em seu vínculo a sua história de vida e modos de ser e estar presente no mundo”, completa o coordenador.

A EFG em Artes de Goiás Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). Desde 2021, a unidade é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp