Batalhão Ambiental destrói garimpo ilegal no Rio Corumbá

Uma balsa utilizada para garimpo ilegal foi destruída pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás no Rio Corumbá. Segundo a corporação, as equipes encontraram duas embarcações, mas apenas uma estava sendo usada de forma irregular. A ação faz parte de mais uma fase da Operação Ilicitum Aurum.

Em patrulhamento náutico pelo Rio Corumbá, as equipes flagraram duas balsas realizando a extração de ouro. Na primeira havia três indivíduos e a atividade estava devidamente licenciada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), e após revista e conferência dos ocupantes não foi constada irregularidade.

GARIMPO ILEGAL

As equipes seguiram em patrulhamento e alguns quilômetros rio acima avistaram uma segunda balsa. Dois indivíduos abandonaram a embarcação e se embrenharam na mata. Foram realizadas buscas na embarcação onde foi encontrada balança de precisão, anotações da quantidade de ouro retirada, apetrechos comumente usados na extração clandestina e uma quantidade de mercúrio, metal líquido altamente poluente usado na depuração do minério.

Segundo a corporação, foi procedida a apreensão de todo esse material e a embarcação foi destruída.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

Nas últimas 24 horas, a Polícia Militar de Goiás realizou 41 prisões em flagrante e recapturou 37 foragidos da Justiça. Além disso, foram apreendidas cinco armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38; duas espingardas calibre 20 e 36; uma carabina 22. Foram apreendidas 18 munições.

Em Goiânia, a equipe de Rotam prendeu em flagrante criminosos após tentativa de homicídio. Resultado da ocorrência: três presos, sendo duas mulheres e um homem; uma arma de fogo calibre .38 apreendida; três munições calibre .38 intactas e um veículo apreendido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos