Bebê abandonada em árvore sofria lesões, diz delegado investigador: PC-GO analisa imagens da região

Bebê abandonada em árvore estava com machucados no pé e na testa, diz delegado

PC-GO investiga se lesões na criança são de antes do abandono. Bebê segue internada na maternidade de Aparecida de Goiânia.

Polícia Civil analisa imagens da região onde bebê foi encontrada em sacola

Polícia Civil analisa imagens da região onde bebê foi encontrada em sacola

A bebê abandonada debaixo de uma árvore em Goiânia estava com machucados no pé e na testa, disse o delegado responsável pela investigação, Bernardo Comunale. O investigador não sabe ainda esclarecer se os machucados são anteriores ao abandono ou provocados pelo contato da criança com a calçada e matos onde foi deixada “escondida”.

> “A gente não pode precisar, pois a criança estava em uma sacola fina e um travesseirinho na calçada, em um local áspero. Então, ela pode ter se machucado sozinha”, disse o delegado.

No entanto, ele não descarta que as lesões na bebê não tenham sido causadas por alguém antes do abandono. Por isso, Bernardo Comunale ressaltou que pediu um exame mais “aprofundado” na criança.

> “Uma hipótese de lesão anterior não é descartada, por isso a gente requisitou um exame de corpo de delito, que vai poder dizer quanto tempo tem essa lesão e o que teria ocasionado essa lesão”, pontuou Comunale.

LEIA TAMBÉM:

* Bebê é encontrada abandonada em saco colocado debaixo de árvore, em Goiânia
Recém-nascido é encontrado abandonado dentro de balde em Aparecida de Goiânia
Vídeo mostra quando mulher encontra recém-nascido abandonado em balde

A criança segue internada na Maternidade de Aparecida de Goiânia, no Setor Garavelo, na Região Metropolitana da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município informou, na segunda-feira (30), que a bebê “segue estável e sendo acompanhado pela equipe de pediatria”.

O de voltou a entrar em contato com a SMS, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Sobre uma estimativa da idade da bebê, Bernardo Comunale descartou se tratar de uma recém-nascida com poucos dias de vida. Porém, ele não arriscou indicar quantos dias ou se ela tem meses de nascimento.

> “É uma criança que está com o umbigo cicatrizado. Ela está gordinha. Calma e com os olhos abertos”, analisou Comunale, ao apresentar fotos da criança na ocorrência.

Acerca do resgate, Bernardo explicou que a dona de casa Sirlene Augusto de Campos, que encontrou a bebê, não mora na mesma rua onde ela foi encontrada, mas que a mulher visita a praça próximo do local.

> “A criança não estava na praça, ela estava na calçada do outro lado da rua, que fica mais escondida. Era uma árvore que tem uma moita, onde a criança estava razoavelmente escondida ali”, descreveu Comunale.

Ele acrescentou que se a bebê não tivesse chorado, seria difícil alguém encontrá-la “dentro de uma sacola plástica”.

> “Se a mulher passasse e a criança não estivesse chorando, era possível que ela não fosse vista”, concluiu o delegado.

INVESTIGAÇÃO

Bernardo Comunale relatou que a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) esteve no local, coletou imagens de câmeras de segurança da região e averigua os vídeos gravados no dia em que a bebê foi encontrada.

> “Nós fomos até ao local, procuramos imagens de diversas casas, casas próximas, e temos muitas imagens. Temos algumas pessoas, que nós já vimos, que podem ser suspeitos. Mas a gente ainda não tem certeza”, contou o delegado.

De acordo com Comunale, por envolver menores de idade, a investigação seguirá sob responsabilidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Goiânia. O Conselho Tutelar também acompanha o caso.

O conselheiro tutelar da região Oeste de Goiânia, Pedro Lima, disse que quando a bebê receber alta médica, e se não for encontrado os pais ou parentes, ela será encaminhada para uma casa de acolhimento, onde ficará à disposição da Justiça.

> “A gente vai levar [a bebê] para uma casa de acolhimento, para deixar ela em segurança e agora começa uma busca por parente, pela mãe e pelo pai”, esclareceu o conselheiro à TV Anhanguera.

1 de 1 Primeiros atendimentos à recém-nascida abandonada em Goiânia, Goiás — Foto: Divulgação/CBM-GO

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE GOIÁS

50 vídeos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Trump é condenado no Caso Stormy Daniels; ele não cumprirá pena

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira, 10, por pagamentos ilegais feitos para comprar o silêncio da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels. No entanto, Trump não será detido nem pagará qualquer multa.

A sentença, pronunciada pelo juiz Juan Merchan durante uma audiência em Nova York, condena Trump a uma ‘libertação incondicional’. Esta decisão não acarreta pena de prisão, multa ou liberdade condicional.

Participando virtualmente da sessão a partir de sua mansão em Mar-a-Lago, na Flórida, Trump descreveu o julgamento como ‘uma vergonha para o sistema’. Ele já anunciou que recorrerá da sentença, reiterando ser ‘totalmente inocente’. O juiz Juan Merchan negou anular a condenação, entendendo que os atos de Trump investigados ocorreram quando ele ainda não estava na Casa Branca.

Contexto das acusações

Em abril de 2024, Trump foi condenado em 34 acusações, ainda antes de ser confirmado como candidato à Casa Branca, por falsificação de documentos para ocultar um pagamento de US$ 130 mil a Stormy Daniels.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp