Um bebê de oito anos morreu após ser deixado sozinho com o irmão de 5 anos, enquanto a mãe ia para um baile funk em Realengo, no Rio de Janeiro. O caso ocorreu na madrugada do último domingo, 10, e a mãe, identificada como Vanuza Moura, foi presa em flagrante por abandono de incapaz seguido de morte.
Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, testemunhas contaram que Vanuza deixou os filhos em casa com uma mamadeira pronta e instruiu ao filho de 5 anos que oferecesse ao bebê quando chorasse. Ela teria retornado para casa por volta das 8h30 e encontrado a filha sem sinal de vida, a levando até uma unidade de pronto atendimento. A bebê chegou no local já sem vida e o hospital acionou a polícia, que prendeu a mulher em flagrante.
Ainda de acordo com a polícia, na casa família era um ambiente insalubre, com paredes sujas, roupas rasgadas e falta de segurança para crianças. A bebê, inclusive, dormia em um berço improvisado com móveis velhos e não havia comida adequada para alimentação da outra criança de 5 anos.
“Você não percebia nenhum alimento, como biscoito ou pão, para que aquela criança pudesse se alimentar durante o período em que estava sozinha. Eu me questiono como uma criança passa, basicamente, o dia todo sem ter nada que possa ingerir”, disse o delegado Alexandre Netto Cardoso, responsável pelo caso.
Abandono frequente
Para a polícia, o pai das crianças contou que sabia que a ex-mulher saia de casa e deixava os filhos sozinhos, mas relatou não ter conhecimento de que isso era um fato recorrente. Ele e Vanuza possuem outro filho, que vive sob a guarda dele.
Apurações apontam que a mulher ficou mais de seis horas fora de casa e que a bebê morreu sufocada após engasgar enquanto tomava mamadeira. Vanuza foi autuada por abandono de incapaz seguido de morte e a polícia investiga a causa da morte do bebê. A outra criança foi entregue ao Conselho Tutelar, que irá definir com quem ficará a guarda.