Bebê de Eliezer e Viih Tube: Descubra sobre um bebê a termo com doença rara

Filho de Eliezer e Viih Tube: saiba o que significa bebê a termo

O influenciador Eliezer contou que Ravi, seu filho com Viih Tube, tem condição rara e grave apesar de ser um bebê a termo. Entenda

Na manhã deste sábado (30/11), o influenciador Eliezer compartilhou uma atualização sobre a saúde de Ravi, seu filho com Viih Tube. O bebê, que nasceu em 11 de novembro, está internado desde o último domingo (24/11).

Em um vídeo publicado no Instagram, o ex-BBB contou que Ravi tem uma doença rara e grave, e que não costuma acontecer com “um bebê a termo”.
“O Ravi tá melhorando, ele está bem, acho que essa é a melhor notícia. O caso dele tem sido bem desafiador pra gente e também pros médicos. É uma doença rara para um bebê a termo, e grave. Bebê a termo é quando o bebê não é prematuro. Até por isso é difícil, não consigo nem explicar aqui… Nós estamos cada dia aprendendo um pouco, mas o importante é que ele tá bem, mesmo sendo grave, mesmo sendo raro… Bebês na mesma condição que ele ficam muito piores, mas ele tá respondendo bem”, explicou Eliezer.

A expressão é usada para se referir a bebês nascidos entre 37 e 42 semanas de gestação, período considerado ideal para o nascimento. Como o parto ocorre no tempo adequado, com o feto já plenamente desenvolvido, as chances de complicações de saúde, como problemas respiratórios ou digestivos, são menores.

PARTO COMPLICADO

Viih Tube enfrentou complicações durante o parto de Ravi, que se estendeu por 19 horas. Apesar do tempo prolongado, ela não conseguiu atingir a dilatação uterina necessária para um parto normal, sendo submetida a uma cesárea de emergência.

Após o nascimento, Viih Tube teve uma complicação no útero, que não se contraiu como esperado, causando uma hemorragia com grande perda de sangue. Por conta disso, ela precisou passar por uma transfusão sanguínea.

Eliezer esclareceu que essas complicações enfrentadas pela influenciadora não têm relação com a doença rara e grave diagnosticada em Ravi.

O QUE É UM BEBÊ PRÉ-TERMO E BEBÊ PÓS-TERMO?

De acordo com o Manual MSD, um bebê é considerado pré-termo, ou prematuro, quando nasce antes das 37 semanas de gestação. A condição está associada a maior risco de complicações porque órgãos e sistemas do corpo ainda não estão totalmente desenvolvidos. O grau de prematuridade influencia diretamente a gravidade dos problemas que podem surgir.

Já o bebê pós-termo é aquele que nasce na 42ª semana de gestação ou depois desse período. Embora menos comum que o parto prematuro, o nascimento pós-termo também pode trazer riscos à saúde. Segundo o Manual MSD, a placenta, que fornece nutrientes e oxigênio ao bebê, começa a funcionar de forma menos eficiente ao final da gestação, aumentando as chances de complicações.

Entre os problemas que podem ocorrer em bebês pós-termo estão níveis baixos de glicose no sangue, pele seca e descamação. Apesar disso, esses casos são mais raros em comparação com os nascimentos prematuros. 

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp