Press "Enter" to skip to content

Bebê de um ano tem dedo amputado durante procedimento em hospital

Última atualização 22/03/2023 | 18:25

Uma criança de um ano e oito meses teve o dedo amputado enquanto tinha a atadura na mão retirada por uma técnico em enfermagem. A profissional teria decepado a ponta do mindinho da bebê com uma tesoura. A família acusa o hospital de imperícia. O caso registrado em um hospital de Niterói, no Rio de Janeiro, está sendo investigado pela Polícia Civil estadual.

 

A menina deu entrada na unidade para tratar uma inflamação na testa após ter sido picada por um mosquito. A mão da garota foi enfaixada a pedido da médica para que a criança não retirasse o acesso intravenoso da medicação. O acidente foi explicado para a família como um “piquezinho”, mas em seguida a menina foi levada para o centro cirúrgico.

 

“Quando ela foi tirar, entrou com a tesoura e cortou o dedo dela inteiro. Nós achamos que ela tivesse picotado, mas ela arrancou o dedo todo. As pessoas até diziam que a Lara estava chorando e gritando muito. Depois disso, a mãe foi tirada da sala e levada para a espera”, disse a avó da bebê, Adriana Lemos, em entrevista ao jornal O Dia.

 

Com a dificuldade obter informações e a suposta tentativa do hospital em esconder o caso da própria família, a mãe da criança procurou uma delegacia. Ela reclama que a equipe assistencial chegou a impedi-la de fotografar o dedo da filha, que ainda está internada por causa da cirurgia.

 

“Elas mostraram o raio-X, disseram que a minha neta estava bem, mas não queriam abrir o curativo. Disseram que não podiam abrir por risco de infeccionar. Mas eu insisti, falei que queria ver. Foi uma luta para elas mostrarem; e quando a gente viu, haviam tirado metade do dedo”, destacou a avó da criança.

 

A técnica em enfermagem disse à polícia que o acidente foi culpa da mãe. Segundo ela, a mulher não segurou a criança durante o procedimento. A menina teria se mexido durante o corte na atadura. A funcionária foi afastada do trabalho e o hospital abriu uma sindicância interna.