Press "Enter" to skip to content

Bebê é diagnosticado com Covid-19

Nesta sexta-feira, 17, um bebê de cinco meses internado no  Hospital Materno Infantil (HMI) na Unidade de Terapia de Intensiva (UTI) foi testado positivo para coronavírus. O bebê viajou de Campinorte para capital para fazer uma cirurgia no coração.

Depois de confirmado, todos outros pacientes e acompanhantes que estão na UTI pediátrica fizeram o teste. Enquanto não sair o resultado dos testes, os dez pacientes e sete acompanhantes não podem sair da UTI. O bebê e a mãe estão separados em um leito de isolamento. A criança só poderá passar pelo processo cirúrgico após se recuperar do Convid.

Os funcionários que tiveram contato com o menino afirmam que ainda não fizeram os exames e seguem trabalhando normalmente. Segundo um colaborador, ninguém sabia que a criança internada desde terça-feira, 14, estava com Covid.

“Só foi descoberto porque ele… é protocolo de outro hospital para onde iria mandar ele ser testado antes de ir porque lá não recebem, né, e descobriram. Recebemos a informação que só foram convocados para testagem os médicos e enfermeiros, ou seja, os técnicos, as outras equipes que trabalham na UTI não serão testados”, denúncia o funcionário que preferiu não ser identificado.

De acordo com funcionários do hospital, o bebê não estava isolado e a equipe manteve contato sem os equipes de proteção adequados. “E nós funcionários, todos, não foi só um ou dois, tivemos contato com ele dessa maneira. Demos banho, pulsionamos veia, ajudamos na intubação e na aspiração. Pegamos ele no colo, às vezes, porque a criança estava chorando muito”, conclui.

Nota do Hospital Materno Infantil

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) informa que o estado de saúde do bebê N.B.C. de 5 meses continua grave. Ele está em ventilação mecânica e sem febre. O bebê deu entrada na unidade, na terça-feira (14 de julho), em estado grave com problema cardíaco. Ele não apresentava sintomas clínicos para Covid-19 e não foi informado que ele teve contato com pessoas infectadas. Por precisar de cirurgia, o HMI fez exame no paciente, cujo resultado saiu na sexta-feira, 17, e deu positivo para Covid-19. O paciente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, em isolamento.

A unidade fez o levantamento de todos os profissionais que tiveram contato com o bebê para realizar o exame. Os outros pacientes internados na UTI pediátrica e os acompanhantes foram isolados e já passaram pela testagem.