Luiz Fernando Filho, nasceu em Londres, na Inglaterra, em dezembro de 2017. Filho de pais brasileiros, da cidade goiana Quirinópolis, o bebê nasceu prematuramente após sua mãe, Shemenny, ter passado por uma gravidez difícil. A família chegou à Goiânia na madrugada da última quinta-feira, 22, para o tratamento de uma doença congênita grave, a miopatia nemalínica.
O principal sintoma da doença é a fraqueza muscular, causada pelo acúmulo de bastões lineares na periferia das fibras musculares. Assim que nasceu, Luiz Fernando foi encaminhado para a UTI neonatal por conta das dificuldades de respiração, sendo diagnosticado com a forma grave da doença semanas após o parto.
A doença afeta principalmente sua musculatura, dificultando a respiração e a deglutição. Por conta disso, o bebê necessita de oxigênio e usa uma sonda nasoenteral, um tubo que vai do nariz ao intestino, para se alimentar.
A viagem durou 14 horas e foi realizada com o acompanhamento de um médico, uma fisioterapeuta e um enfermeiro. Para custear o transporte, a família criou a campanha #TodosPeloLuiz na internet. Recebeu ajuda de muitas pessoas. E graças à doação do jogador Luiz Carlos Almeida da Cunha (Nani), atacante do time Società Sportiva Lazio, a campanha foi concluída rapidamente.
Luiz está em Goiânia para receber um tratamento especializado. Segundo o coordenador aeromédico da Brasil Vida, empresa responsável pelo translado do bebê, a expectativa do tratamento é boa. De forma que se a adaptação do organismo da criança for positiva, ele poderá continuar o tratamento em casa, com uma estrutura adequada (Home Care). A família recebeu a homenagem da empresa, ao ter o avião plotado com a hashtag criada por eles.